Lidar com o trânsito do Brasil, em algumas cidades, pode ser um verdadeiro caos. Dessa forma, é importante estar dentro das leis a todo instante para que as multas não sejam aplicadas. No entanto, existe uma nova multa que está pegando os condutores de surpresa, saiba mais informações sobre ela para que seja possível evitar transtornos.
Aprovação de nova multa
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aprovaram uma nova multa, no entanto, a multa não tem relação as vias do país e sim ao próprio automóvel. A multa está relacionada com o filme de controle solar muito utilizado pelos motoristas, também conhecido por meio da metonímia insulfilm.
LEIA MAIS: As 4 multas de trânsito mais comuns e que fazem muito motorista pagar CARO!
O novo percentual mínimo de luz
Como sabemos, o insulfilm bloqueia a luz e traz um maior conforto para quem está no interior do carro. Isso permite que a iluminação causada pelo sol não incomode quem está dentro do automóvel, bem como impedir que o carro fique tão quente.
No entanto, anteriormente, era possível que essa película tivesse mais porcentagem, 75% para os vidros de visão importante, bloqueando ainda mais o sol. Por outro lado, isso faz com que as pessoas de fora, sobretudo os policiais em uma blitz, não consigam identificar quem está do lado de dentro.
No entanto, hoje, a porcentagem mínima de luz deve ser de 70% para as áreas consideradas fundamentais quando se trata da visibilidade do motorista: no para-brisa e nos vidros dianteiros, independentemente da cor do material.
LEIA MAIS: Multa mais cara do Brasil pode te fazer pagar mais de R$ 17 mil; Confira!
O que se mantém?
Em relação aos vidros traseiros, a porcentagem se mantém em 28%. Ademais, está proibido o uso de material opaco e reflexivo em todos os vidros do veículo, assim como a má aplicação da película, resultando em bolhas. Neste caso, a atenção deve estar sempre voltada para o para-brisa e os vidros dianteiros, este erro na aplicação pode comprometer a segurança do condutor e precisa ser observada.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários