Diariamente nós estamos tendo que lidar com desperdícios e reaproveitamentos, existem pessoas que mal conseguem pensar em jogar uma comida fora, outras fazem isso sem ao menos pensar. No entanto, até que ponto podemos reutilizar um alimento, por exemplo: o que fazer com batatas com brotos e tonalidade verde? Vamos acompanhar o texto para descobrir.
Podemos comer batatas com cor alteradas e brotos?
-
A batata
O tipo de batata que estamos falando é a batata inglesa, a mais tradicional nas casas dos brasileiros. Felizmente, elas combinam com qualquer coisa, como purê, fritas, chips, assadas e da forma que a imaginação do cozinheiro permitir.
LEIA MAIS: Palitinhos de Batata-doce na Air Fryer! Uma delícia, parece batata frita!
-
Por que a batata muda de cor e cria brotos?
A resposta é muito simples, se a batata é exposta a mais calor e à luz ocorrem alterações fisiológicas que fazem com que ela fique mais esverdeada e comece a brotar. A batata fica esverdeada, pois as concentrações de clorofila e solanina aumentam.
Isso é muito comum quando esquecemos uma batata perto de uma janela, e os brotos podem nascer até mesmo com ela muito tempo na geladeira. Vejamos agora, utilizando embasamento científico, se em relação às batatas com brotos o correto é descartar ou ingerir normalmente.
-
Podemos comer a batata nesse estado?
Como falamos anteriormente, a batata produz clorofila, pigmento esverdeado, e solanina, substância química. A primeira, não faz mal à saúde do humano, muito pelo contrário, a clorofila possui ação antioxidante, reduzindo o risco de doenças degenerativas.
No entanto, a solanina pode causar sintomas de intoxicação quando ingerida em grandes quantidades. Náuseas, diarreia, vômito, dores de cabeça e de estômago, queimação na garganta é um dos sintomas mais vistos.
Por isso, a primeira indicação é que ela seja descartada. No entanto, nem todos os organismos reagem da mesma forma, existem pessoas mais resistentes à solanina. Além disso, para não perder o alimento, uma alternativa é cortar a região verde e com brotos, sabendo que isso não irá te isentar completamente dos riscos anteriormente citados.
LEIA MAIS: Que tal ter uma horta em casa?! Confira 5 vegetais fáceis de plantar na sua casa!
Gostou da dica? Não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários