Esquecer o carregador na tomada é um hábito muito comum e recorrente entre a maioria das pessoas. A verdade é que é muito cômodo apenas deixar o carregador conectado à tomada, e apenas plugar o celular quando há a necessidade. Porém, é muito importante estar ciente dos riscos ao esquecer o carregador na tomada. Portanto, para entender mais sobre isso, confira o artigo na íntegra!
Quais os riscos de deixar o carregador na tomada?
A praticidade de deixar os carregadores conectados à tomada pode ter um valor muito alto no final das contas.
Incêndio por conta do superaquecimento
Os carregadores conectados na tomada por um longo tempo possuem um risco infinitamente maior de superaquecimento, devido ao funcionamento da corrente elétrica. Por conta do Efeito Joule – um fenômeno físico utilizado para explicar a passagem da corrente elétrica pelos cabos.
A circulação constante pode ocasionar uma elevação da temperatura, devido à colisão entre cargas. Os carregadores não entendem que não há um aparelho conectado, e por isso, continuam consumindo corrente elétrica.
LEIA MAIS: Como usar o seu celular para encontrar o lugar em que você estacionou?
Aumento do consumo de energia
Mesmo que esses não estejam em uso, eles estão sim consumindo energia, mesmo que de forma mínima. E, de maneira isolada, podem parecer insignificantes. No entanto, a depender da quantidade de carregadores conectados dentro de uma residência, é possível que esse valor chegue a um equivalente de, aproximadamente, 10% do consumo mensal de energia da casa.
Redução na vida útil do carregador
Essa prática pode reduzir a vida útil do seu carregador, que pode ser danificado pelas oscilações da rede elétrica, principalmente quando há picos ou quedas de luz, ocasionadas por chuvas fortes. Assim, ele passará a demandar mais tempo para completar a bateria do seu aparelho celular, consumindo ainda mais energia.
Risco de choques
Ao manter o carregador conectado à tomada, a extremidade do cabo em que o celular deve ser encaixado também possui um aumento no risco de choques. Mesmo que o carregador trabalhe com baixas potências, ainda representa um risco.
Gostou desse conteúdo? Acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!
0 comentários