A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou um dispositivo capaz de medir o grau de disciplina financeira a partir de um questionário on-line.
Este recurso gratuito se chama I-SFB/Febraban (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro) e, com ele, é possível chegar a um medidor de saúde financeira e conselhos para que você a mantenha estabilizada — ou caminhe rumo ao reequilíbrio das suas finanças. Por isso, saiba mais sobre a análise financeira da Febraban.
Como foi criado
O índice foi criado com o objetivo de prezar pela saúde financeira da população brasileira, haja visto os alarmantes recordes de número de inadimplentes no país, que aumentou 7,8% em 2022 em relação a 2021, alcançando o marco de 69,4 milhões de pessoas com contas a pagar no país.
Além disso, a necessidade de ter um modelo ajustado para os brasileiros fez com que mais de 70 profissionais desta entidade bancária se aliasse ao Banco Central, membros do Sistema Financeiro Nacional e universidades para desenvolver tecnicamente esta ferramenta.
LEIA MAIS: Como turbinar a sua vida financeira em 2023 mesmo sem ter nenhum dinheiro?
O modelo brasileiro possui parâmetros próprios
Este questionário consegue emitir um relatório que leva em consideração aspectos socioeconômicos do Brasil. Por isso, eles não se inspiraram em modelos internacionais para a sua construção.
Entre os parâmetros incluídos, por exemplo, está o de poupar dinheiro. Existem pessoas extremamente organizadas cujo dinheiro não sobra no fim do mês, por mais que elas tenham disciplina suficiente para poupá-lo — elas poderiam ser consideradas desorganizadas em outro questionário, mas não nesse.
Como fazer este teste
Para isso, você só precisa entrar no site do I-SFB e responder às perguntas do questionário.
Ao final, você receberá o seu diagnóstico personalizado, com relatórios que apontam o que deve ser trabalhado para que você melhore o seu índice.
É possível imprimir, ao final, o laudo do seu índice, que pode ir de 0 a 100. Vale lembrar que você pode fazer esse teste várias vezes ao longo dos meses e ir comparando os resultados, que podem ir de ruim a ótimo.
LEIA MAIS: 8 dicas para evitar erros que ACABAM com as suas finanças
A média brasileira
O índice médio dos brasileiros é 56. 34,2% sinalizaram que gastam mais do que ganha.
Outro dado alarmante é que apenas 1 brasileiro a cada 5 conseguiria dar conta de uma grande despesa inesperada e 48,6% se sentem apertados financeiramente.
A falta de educação financeira também preocupa: apenas 3 em cada 10 pessoas se consideram capazes de reconhecer bons investimentos.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários