Para quem não sabe, pequi é um fruto típico do cerrado brasileiro, encontrado em diversas regiões do país. Especialmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Além disso, ele é muito utilizado na culinária regional, sendo um ingrediente importante em pratos como arroz com pequi, frango com pequi, entre outros.
Pequi e um símbolo da cultura goianense
Por ser muito apreciado na culinária regional, o pequi é uma importante fonte de renda para muitas comunidades do cerrado brasileiro. Ele também é um símbolo da cultura e da identidade dessas regiões, tendo sido declarado Patrimônio Imaterial de Goiás em 2008.
Mas, a razão pela qual é muito famoso no Brasil é porque é considerado uma das frutas mais controversas do país. Por quê? Bem, o sabor do pequi é único e muito marcante, sendo descrito como uma mistura de amargo, azedo e adocicado. Portanto, ele tem muitos fãs, mas tem também muitas pessoas que não gostam nem um pouco.
LEIA MAIS: 7 coisas da lígua portuguesa que um gringo não consegue entender!
O gringo quase comeu as espinhas
Foi o primeiro fruto que eu, gringo, comi em Goiânia. O Pequi tem um formato oval e um exterior duro e espinhoso, que protege sua polpa amarela e oleosa. Mas, ainda que me avisaram para tomar cuidado com as espinhas, eu quase comi tudo junto. Na verdade, eu não poderia imaginar que existisse uma fruta que tivesse dentro tanta espinha.
Fiquei assustado, mas tudo mudou quando experimentei o pequi com o famoso prato chamado galinhada! Ainda mais quando soube dos benefícios do pequi! Ele é rico em vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. No final, existe gringo que gosta do pequi.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários