Grande parte dos carros novos vem com chaves que funcionam por aproximação. Ou seja, basta que a chave automática esteja no carro para que ele funcione e comece a andar.
Porém, essa tecnologia permite que outras pessoas tentem roubar o seu carro com aparelhos de repetição de sinal. Para evitar que isso aconteça, te apresentamos uma dica com papel alumínio no final deste texto.
Como funciona a chave automática
As chaves do carro foram projetadas para ajudar aqueles que costumam perdê-las com frequência. A ideia é que as chaves sejam mantidas em um local seguro, como a bolsa ou o bolso da calça, para evitar que sejam removidas.
Isso é possível graças ao sistema que verifica se a chave está dentro do carro e permite a ignição do motor. O sistema funciona ao receber um sinal enviado pela chave quando esta se aproxima do carro.
LEIA MAIS: Carros fabricados até 2014 serão mesmo proibidos de circular?
Quais os riscos?
Atualmente, existem tecnologias capazes de copiar e retransmitir o sinal enviado pela chave do carro. Dessa forma, o veículo interpreta que a chave está próxima e permite sua abertura e partida, uma vez que não possui outro sistema de segurança além desse.
O agravante dessa situação é que esses repetidores são de baixo custo e até mesmo podem ser produzidos em casa. Isso aumenta significativamente o risco de clonagem da chave e consequente roubo do veículo.
Além disso, é importante ressaltar que os repetidores de sinal são um problema crescente para os proprietários de carros modernos.
Para que o papel alumínio?
É preciso considerar que o papel alumínio, por ser um tipo de metal, é capaz de barrar certos sinais. Então, ao sair do carro, é interessante que você deixe a sua chave automática embrulhada em um papel alumínio para evitar que o seu sinal seja copiado.
Você também pode adquirir qualquer tipo de bolsa ou necessaire feita com algum metal, pois ela também conseguirá barrar o sinal da chave.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários