Quando olhamos para trás, há cerca de 50 anos, vemos diversas coisas que só foram possíveis de serem entendidas por conta da evolução da medicina, tecnologia e ciência como um todo. No entanto, apesar desse crescimento exponencial de conhecimento, ainda existem assuntos sem explicações da ciência que deixam todos curiosos.
4 Fatos da ciência que permanecem um mistério
1. A quantidade de genes do tomate
Uma das coisas que os cientistas não descobriram é o motivo do tomate possuir mais genes do que o ser humano, sendo uma questão em aberto até hoje. Para entendermos melhor, os genes são sequências de informações que formam o nosso DNA, e de outros organismos (como o tomate) extremamente importantes para ditar as nossas características.
Apesar de o ser humano ser muito mais complexo, com mais informações e diversidades, curiosamente o tomate possui 7.000 genes a mais que nós. No entanto, ainda não se sabe o motivo exato para isso, mas acredita-se que a explicação esteja no fato dele possuir muitas variedades genéticas.
2. O ronronar dos gatos
Outra dúvida é o ronronar dos gatos. Afinal, por que eles fazem isso? Com a observação, é possível identificar essa característica quando estão relaxados, felizes. Porém, isso também ocorre quando estão com dor.
Existem todas essas hipóteses, mas a ciência ainda não conseguiu “bater o martelo” e garantir uma resposta comprovada com resultados respaldados. Enquanto isso, nós seguimos amando esse bichinho e adorando quando isso acontece.
LEIA MAIS: O bocejo é contagioso? Veja os mitos e verdades sobre bocejar!
3. A causa do Alzheimer
Além da causa ainda não ter sido identificada, a cura para o Alzheimer também é uma incógnita para o mundo do diagnóstico e terapia. A doença afeta a memória, e por isso a identidade do indivíduo, ainda é um assunto que precisa ser muito estudado.
No entanto, tratamentos paliativos são administrados, mas alguns casos são mais agressivos e rápidos do que outros. Isso acontece por conta de fatores genéticos, ou por conta da idade avançada.
4. O efeito placebo
O cérebro é magnífico, e têm coisas ligadas a ele que ainda não possuem explicação. Por exemplo, o efeito placebo. O placebo é uma substância, sem princípios ativos, que causa melhora para o indivíduo, pois ele acredita que aquilo vai o curar.
Basicamente, é a mente curando o corpo através de fatores psicológicos. Essa espécie de tratamento pode aliviar dor, melhorar o humor, a ansiedade, a concentração, a coordenação motora e até mesmo a memória.
Gostou das curiosidades sobre assuntos sem explicações da ciência? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes em Brazil Greece!
0 comentários