Por que o bocejo é contagioso? Veja os mitos e verdades sobre bocejar

O bocejo é um ato reflexo e involuntário que envolve a abertura ampla da boca, seguida de uma inspiração profunda e expiração de ar.

Trata-se de uma ação contagiosa e involuntária que pode ser desencadeada por diversos fatores. Apesar de ser um comportamento comum, ainda há muito que desconhecemos sobre o bocejo.

Por que bocejamos?

Muitos de nós pensamos que bocejamos quando estamos entediados, cansados ou com sono, mas essas não são exatamente as razões. Então, vamos ver 4 razoes pelos quais bocejamos

A teoria do tédio

Embora bocejemos quando estamos cansados, sonolentos ou entediados, foram observados fenômenos que refutam essa teoria.Por exemplo,  alguns atletas olímpicos bocejam pouco antes de terminarem sua prova intensa, quando não estão entediados. Além disso, muitas pessoas bocejam durante o treino.

Ajuda a temperatura do cérebro

Alguns estudos sugerem que o bocejo também pode ser um mecanismo para ajudar a esfriar o cérebro, o que pode ser útil em situações em que a temperatura ambiente está elevada.

LEIA MAIS: Como manter a calma; 16 técnicas para manter a calma em situação de estresse!

Para respirar melhor

Bocejamos para introduzir rapidamente uma grande quantidade de oxigênio em nosso organismo, a fim de remover o acúmulo de dióxido de carbono. Essa teoria explica por que bocejamos mais facilmente em espaços pequenos com muitas pessoas, onde há uma quantidade aumentada de dióxido de carbono na atmosfera que recebemos continuamente e se acumula dentro de nós.

Por que o bocejo é contagioso?

Essa reação do organismo é um fenômeno conhecido como “efeito de contágio do bocejo”. O motivo pelo qual acontece isso ainda não é totalmente compreendido, mas existem várias teorias que tentam explicar esse fenômeno.

Uma teoria sugere que é uma forma de comunicação não verbal entre as pessoas, permitindo que os membros de um grupo sincronizem seus ritmos biológicos, como o sono e o estado de alerta.

Outra teoria sugere que o bocejo contagioso é uma forma de empatia, onde a visão de alguém bocejando desencadeia uma resposta empática no observador, que também boceja como uma forma de imitar ou compartilhar a emoção do outro.

Além disso, estudos sugerem que pode estar relacionado à atividade do neurotransmissor dopamina no cérebro, que desempenha um papel importante na regulação do humor e das emoções.

LEIA MAIS: 4 plantas que limpam o ar da sua casa e te farão respirar melhor

Afinal…

Também é importante mencionar que todos os seres vivos bocejam (até mesmo os peixes!). Além disso, é preciso ressaltar que começamos a bocejar antes mesmo de nascermos!

Embora existam teorias que tentam explicar essa reação cotidiana do organismo, não sabemos exatamente a razão e a causa desse comportamento misterioso.

O bocejo se enquadra em algum lugar entre as razões mencionadas anteriormente e pertence à categoria de comportamentos inexplicáveis do nosso cérebro.

Tudo o que podemos dizer é que ele não acontece sem motivo e certamente há uma razão pela qual o cérebro dá esse estímulo.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também