Você provavelmente já deve ter ouvido falar de algum nutricionista que o ideal para a saúde é ingerir frutas pelo menos três vezes ao dia.
Isso se dá pelo fato de que as frutas são alimentos extremamente ricos em nutrientes, fibras, vitaminas e antioxidantes importantes para o nosso organismo.
A incerteza surge em relação como podem ser ingeridos. Afinal, a melhor opção é ingerir frutas com casca ou sem? Confira a seguir alguns esclarecimentos que vão ajudar a entender melhor essa questão e dicas de frutas que podem ser comidas com casca.
Deve-se consumir frutas com ou sem casca?
Do ponto de vista nutricional, ingerir frutas com casca é, na maioria das vezes, vantajoso. Isso porque, essa parte do fruto é muito rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Todavia, no caso das fibras, por ser um macronutriente que promove a aceleração do trânsito intestinal. Ademais, é recomendável que pessoas que tenham problemas intestinais, como quadros de diarreia, evitem o consumo com casca.
LEIA MAIS: Campeões de durabilidade: 5 frutas e vegetais que duram uma eternidade
E em relação aos agrotóxicos?
Uma das principais discussões entre as pessoas que são adeptas ao consumo de frutas com e sem casca é em relação aos agrotóxicos presentes nela.
É fato, que mesmo higienizando a frutas antes do consumo ainda existam resíduos de pesticidas que a depender do nível, podem ser prejudiciais ou não.
A resposta para essa dúvida é muito relativa. Depende do tipo de fruta e da quantidade de agrotóxicos presentes nela. No caso da maça, por exemplo, é uma fruta com uma cera fungicida em sua casca que inibe fungos e diminui os efeitos dos pesticidas. Portanto, basta uma lavagem para poder ingeri-la.
Já no caso do morango, apesar de ser uma fruta sem casca, nem sempre só a lavagem garante que todos os resíduos prejudiciais sejam retirados. Portanto, é um tipo de fruta que se recomenta comprar com certificado biológico.
LEIA MAIS: Gosta de pinha? 3 receitas deliciosas com a fruta que derretem na BOCA
Frutas que devem ser consumidas com casca
Como afirmou, a maioria das frutas pode consumir com casca, porém há algumas que se sobressaem ao fornecer benefícios adicionais. Confira a seguir:
- Maracujá: sua casca é rica em pectina, uma fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer;
- Banana: melhora o funcionamento do intestino;
- Melancia: é abundante em vitamina C, B6 e zinco
- Laranja: rica em substâncias anti-inflamatórias.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir mais como essa no site Brazil Greece!
0 comentários