Brazil Greece

»

»

Você pode ter dinheiro esquecido: veja como sacar PIS/PASEP de pessoas falecidas

| Em 25/07/2023 às 07:00

Você sabia que pode resgatar dinheiro esquecido referente ao PIS/PASEP de parentes falecidos? Muitas pessoas deixam de receber valores que podem fazer diferença em suas vidas. Venha saber como sacar essa quantia!

O que é o PIS/PASEP?

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios sociais que visam integrar os trabalhadores e servidores públicos ao desenvolvimento das empresas e do país.

Esses programas geram cotas individuais e o usuário pode sacá-las em momentos específicos da vida, inclusive após falecimento do titular.

LEIA MAIS: Nubank disponibiliza serviço exclusivo para MEI que irá facilitar a sua vida

Saiba se há valores esquecidos a serem resgatados

O primeiro passo para resgatar o PIS/PASEP de parentes falecidos é descobrir se existe algum valor disponível para saque.

Para isso, entre em contato com o banco responsável pelo benefício e forneça informações sobre o falecido, como nome completo, data de nascimento e número do PIS/PASEP. Esses dados ajudarão a identificar se há valores a resgatar.

Se preferir, você pode realizar o procedimento virtualmente, por meio dos aplicativos bancários. Lembre-se de que precisará ter acesso ao sistema bancário e fornecer senhas e dados pessoais relativos ao FGTS do ente falecido.

Documentação necessária

Após confirmar a existência de valores a serem sacados, é hora de reunir a documentação necessária.

Para realizar o saque do PIS/PASEP de parentes falecidos, você precisa apresentar documentos como certidão de óbito, comprovante de parentesco, documentos pessoais do beneficiário e um documento que comprove a condição de herdeiro ou inventariante.

Procedimento de saque

Com toda a documentação em mãos, dirija-se a uma agência bancária e solicite o saque do PIS/PASEP. Esteja preparado para responder perguntas, pois o banco pode solicitar informações adicionais para comprovar a veracidade das informações cedidas.

LEIA MAIS: Caixa oferece descontos de até 90% para endividados: veja como aproveitar

Não deixe dinheiro esquecido

O PIS/PASEP pode representar uma boa quantia de dinheiro, portanto, não se recomenda deixá-lo esquecido no banco. Verifique se existem valores a resgatar para parentes falecidos e tome providências para garantir o recebimento desses benefícios.

Agora que você sabe como sacar o PIS/PASEP de parentes já falecidos, não perca mais tempo. Entre em contato com a instituição responsável, reúna a documentação necessária e assegure-se de aproveitar esse dinheiro da melhor maneira possível.

Não deixe recursos financeiros importantes caírem no esquecimento. Cuide do seu patrimônio e do patrimônio dos seus entes queridos que já partiram.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários