Escolher usar algumas palavras ao invés de outras pode beneficiar sua comunicação e fazer com que a outra pessoa fique muito mais receptiva a suas ideias do que normalmente ficaria.
Assim, o autor ressalta que a troca do uso da palavra “conselho” ao invés de “opinião”, irá gerar maior aceitabilidade durante uma conversa com alguma pessoa. Entenda o estudo sobre essa troca logo abaixo.
O diferencial de se pedir “conselhos” ao invés de “opiniões”
Estudo da Harvard Business School
O efeito da mudança dessas palavras teve sua comprovação em estudos realizados na Harvard Business School.
Nele foi observado que as pessoas que pediram conselhos ao invés de opiniões tiveram 34% mais sucesso em sugestões de melhorias e 56% mais formas de alcançar essas melhorias.
LEIA MAIS: Você é cringe? 14 fatos da geração Z que te fazem se sentir mais velho
Saber se comunicar bem muda tudo
Com isso, concluímos a importância de prestar atenção na forma como tentamos nos comunicar com as pessoas, caso haja o interesse de receber alguma mudança ou compreensão em troca. Haden explica a necessidade de se colocar no lugar do outro, com isso, lembrar da última vez que alguém pediu sua opinião sobre alguma coisa:
Nessas situações você provavelmente se sentiu um pouco pressionado e desconfortável, e muitas vezes hesitante para falar, principalmente se alguma coisa estivesse fora de sincronia com relação a outra pessoa.
No entanto, se alguém pedir um conselho seu, você se sentirá psicologicamente mais aberto a falar a verdade de forma tranquila, pois não haverá uma pressão excessiva sobre o que você falará a seguir.
Assim, a conversa se torna algo muito mais descontraído e rotineiro do que uma troca direta de opiniões que não dão continuidade a um diálogo flexível. Além disso, ao se preocupar em demonstrar que está apenas pedindo um conselho, irá aparentar o quanto você respeita alguém e leva em consideração a ajuda e melhoria que essa pessoa possa contribuir na sua vida.
Por fim, gostou deste artigo? Então confira várias outras notícias semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!
0 comentários