A qualidade do sono é influenciada por diversos fatores, e um dos mais importantes é a posição em que dormimos. Muitas vezes, acordar com dores no pescoço ou nas costas pode ser um indicativo de que a postura durante o sono não está adequada. Mas, qual é a posição para dormir ideal para um bom sono? A posição de dormir não só afeta o conforto imediato, mas também pode ter consequências de longo prazo para a saúde, incluindo a qualidade da respiração, a digestão e até mesmo a prevenção de rugas faciais.
Além disso, diferentes condições de saúde, como apneia do sono e refluxo gastroesofágico, podem ser gerenciadas de maneira mais eficaz com a escolha correta da posição de dormir. Por isso, aqui você verá as descobertas científicas para desvendar o enigma do descanso noturno. Descubra a posição ideal para um bom sono!
Leia mais: Qual temperatura mais alta e mais baixa já registradas na Terra?
Qual a posição para dormir ideal para um bom sono?
A posição em que dormimos pode influenciar significativamente a qualidade do nosso sono e nossa saúde geral. Sendo assim, dormir de lado é uma das posições mais recomendadas pelos especialistas, pois ajuda a reduzir o ronco e a melhorar a apneia do sono, mantendo as vias aéreas abertas. Além disso, facilita a digestão e pode reduzir a azia e o refluxo gastroesofágico, especialmente quando se dorme do lado esquerdo, e melhora a circulação sanguínea, o que é particularmente benéfico para grávidas. No entanto, essa posição pode causar desconforto nos ombros e contribuir para a formação de rugas faciais devido ao contato do rosto com o travesseiro.
Portanto, dormir de lado é a posição para dormir ideal para um bom sono, segundo estudos.
Porém, se essa não é a sua posição favorita, há alguns benefícios de outras posições também. Por exemplo, dormir de costas é ideal para manter a coluna alinhada, reduzindo o risco de dores nas costas e no pescoço, e evita o contato do rosto com o travesseiro, prevenindo rugas. Contudo, pode aumentar a incidência de ronco e apneia do sono, pois a língua e os tecidos moles podem obstruir as vias aéreas, além de potencialmente causar dores nas costas em algumas pessoas.
Além disso, dormir de barriga para baixo pode ajudar a reduzir o ronco. Porém, geralmente não é a ideal. Isso porque pode causar desalinhamento da coluna e dor no pescoço devido à rotação da cabeça para respirar. Além de pressionar os órgãos internos, causando desconforto.
Leia mais: 40 citações para mudar radicalmente sua vida mesmo que tenha falhado
Desvendando o segredo do sono
Diversas técnicas têm sido empregadas por pesquisadores para mapear nossas posições durante o sono. Desde filmagens noturnas até tecnologias vestíveis que monitoram movimentos, a busca pela verdadeira posição é persistente.
Para se ter uma ideia, em Hong Kong, um “Sistema de Classificação de Posturas do Sono para Acomodação no Cobertor” utiliza câmeras infravermelhas para atravessar cobertores e mapear posições.
Além disso, a Dinamarca não ficou para trás e também entrou na corrida. Dessa forma, utilizou sensores de movimento para identificar as preferências deitadas dos voluntários. Eles constataram que mais de 50% do sono entre a sua população ocorre de lado, cerca de 38% de costas e 7% de bruços, com a preferência por deitar de lado aumentando com a idade.
Leia mais: 6 itens da sua cozinha que podem parar a queda capilar
E aí, qual dessas posições você adota no seu dia a dia? O mais importante é encontrar a posição que melhor se adapte à sua realidade. E também a que mais te proporcione conforto para ter uma boa noite de sono. Nem sempre a posição considerada a melhor universalmente será também a melhor para você.
0 comentários