Se tratando do mercado de trabalho, as pessoas costumam associar aquelas mais analíticas, comunicativas e sérias como as que mais se destacam. Apesar de serem características muito importantes, atualmente, o que realmente pode te diferenciar é o autoconhecimento. Esse traço de personalidade, segundo especialistas, faz bastante diferença no dia a dia de uma empresa.
Essa diferença ocorre independentemente do cargo ou setor. Quer saber o motivo? Confira abaixo!
Por que o autoconhecimento é importante?
Basicamente, quem busca se destacar no mercado de trabalho procura por cursos, aulas e estratégias para melhorar suas habilidades técnicas, as famosas hard skills. No entanto, muitos acabam negligenciando as soft skills, um grupo de aptidões emocionais e comportamentais essenciais para enfrentar desafios em uma empresa.
Isso ocorre porque elas definem a inteligência emocional, capacidade de comunicação e, principalmente, empatia. Logo, a forma como um funcionário lida com adversidades, colegas diferentes e demandas pode ser profundamente afetada por esse aspecto, mesmo que não percebam.
Inclusive, segundo pesquisas, mais de 70% das empresas acreditam que as soft skills são tão importantes quanto as técnicas. No final, o importante mesmo é manter o equilíbrio entre essas duas esferas de habilidade, priorizando cada uma de acordo com sua necessidade.
Leia mais: 5 profissões para alcançar riqueza e ter a liberdade de viajar pelo mundo
É possível treinar essas habilidades?
Por serem habilidades ligadas à criatividade, capacidade cognitiva e de adaptação, muitas pessoas acreditam que as soft skills não podem ser aprimoradas. No entanto, segundo especialistas em RH e treinamento de candidatos, isso está longe de ser verdade. Afinal, a comunicação e a percepção do mundo podem ser trabalhadas, mesmo que levem bastante tempo.
A empatia e a capacidade de observação, por exemplo, são também resultados da autoconsciência, então é importante separar momentos para refletir. Conhecer suas forças e fraquezas pode te ajudar a determinar o que pretende melhorar e, ao longo do tempo, torná-las bases sólidas das suas soft skills.
0 comentários