Todos já passaram por surpresas na cozinha. Uma das mais intrigantes é quebrar ovos com duas gemas dentro. Ao se deparar com essa peculiaridade, muitas perguntas surgem: como isso acontece? Faz mal à saúde? Poderiam se desenvolver dois pintinhos a partir desse ovo?
Entendendo a origem dos ovos duplos
A verdade é que os ovos com duas gemas não são um sinal de que algo está errado com a galinha. Na realidade, não têm relação com o uso de antibióticos, medicações ou a dieta do animal.
O surgimento desse tipo de ovo está ligado às galinhas mais jovens, que podem ter ciclos hormonais irregulares. Em certas ocasiões, duas gemas são liberadas pelo ovário quase simultaneamente e viajam juntas pelo oviduto, o canal que leva o ovo para fora do corpo da ave. Conforme se deslocam, são cercadas pela clara, e, posteriormente, pelo cálcio que forma a casca.
E, para quem achava que dois já era demais, imagine descobrir que há ovos com até três gemas! Ainda que sejam uma raridade, sua formação tem a mesma explicação.
Leia mais: Afinal, você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?
Mas e os pintinhos?
Quem vê esses ovos pode se perguntar sobre o destino de possíveis pintinhos. A realidade é um pouco triste: esses ovos não têm espaço suficiente para que dois pintinhos se desenvolvam adequadamente. Na maioria das vezes, ambos não sobrevivem.
Consumo e saúde
Para os amantes de omeletes, a notícia é ótima: ovos com duas gemas não são prejudiciais à saúde. Há, inclusive, granjas especializadas na produção desses ovos. Entretanto, para aqueles com dietas restritivas, é essencial estar ciente de que a quantidade de nutrientes, como proteínas, minerais e vitaminas, é maior.
Outro detalhe interessante é a forma dos ovos duplos. Tendem a ser mais alongados, e sua parte superior é mais fina. E, para os observadores mais astutos, eles também são um pouco mais pesados, diferença que pode passar despercebida, a menos que se use uma balança de alimentos.
Os ovos com duas gemas são uma curiosidade culinária fascinante, e, agora que você sabe mais sobre eles, pode apreciar essa raridade da natureza com ainda mais admiração. Seja na omelete ou no ovo frito, a experiência com certeza será duplamente deliciosa!
Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!
0 comentários