Atenção! Dois importantes serviços bancários deixam de existir ainda neste mês! A partir do dia 15 de janeiro, TED e DOC param de funcionar em todo o país. A medida, anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 2022, pretende incentivar o uso do Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central em 2020.
O DOC, ou Documento de Ordem de Crédito, é uma transferência bancária que demora até um dia útil para compensação. Já a TED, ou Transferência Eletrônica Disponível, é uma transferência bancária compensada no mesmo dia, desde que se efetue até às 17h.
Enquanto isso, o Pix consiste em uma transferência imediata e sem custos, tanto para destinatário quanto emissor.
Por que o TED e DOC param de funcionar?
Conforme a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vêm sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos. Isso aconteceu, principalmente, após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
Só para exemplificar, o Pix teve 24 bilhões de operações, somente em 2022. Em seguida, vieram cartões de crédito, débito, boletos e TED. O DOC sequer consta entre as principais operações.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que permite que os clientes enviem e recebam dinheiro de forma rápida e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. De modo geral, o sistema é gratuito para pessoas físicas e jurídicas, e oferece uma série de vantagens em relação ao DOC e ao TED, como:
- Compensação instantânea;
- Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Segurança e confiabilidade;
- Baixo custo.
Leia mais: Kakeibo: como usar a técnica japonesa para economizar dinheiro?
Atenção aos prazos!
Com a mudança, a oferta dos serviços de transferências via DOC ou TED aos clientes pode acontecer até às 22h do dia 15 de janeiro de 2024. Assim, os clientes poderão agendar o envio de DOC ou TED até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Nesse mesmo dia, ocorrerá o encerramento dos sistemas de recebimento e processamento das transferências pelos bancos. Mas, vale ressaltar que algumas instituições, por exemplo, Santander, Itaú e Caixa, anteciparam as datas.
Deste modo, TED e DOC param de funcionar em dias diferentes, então, os correntistas devem verificar com suas agências.
Se ainda não tem Pix, basta cadastrar uma chave em sua conta bancária. A chave pode ser um número de telefone, um e-mail, uma chave aleatória ou um QR Code.
0 comentários