Não faz muito tempo que uma trend tomou conta da internet a respeito de quantas vezes você pensava no Império Romano por semana. A história nos mostra que o legado romano permeia diversas facetas da sociedade moderna. Entretanto, um aspecto frequentemente subestimado dessa herança é a sua influência em sobrenomes romanos que muitos de nós carregamos hoje.
Sobrenomes romanos que muita gente não conhece
Herdados diretamente da Roma Antiga, estes nomes de família não apenas sobreviveram ao teste do tempo, mas também atravessaram fronteiras, integrando-se a diversas culturas e línguas.
Silva
Derivado do latim “silva”, que significa “floresta” ou “selva”, este sobrenome era inicialmente utilizado para descrever alguém que morava perto de uma floresta ou em uma área densamente arborizada.
Então, com o tempo, Silva tornou-se um dos sobrenomes mais comuns em países de língua portuguesa, simbolizando a conexão do homem com a natureza.
Leia mais: 4 destinos europeus em que a sua moeda vale mais
Santos
Este sobrenome tem origem no latim “sanctus”, que significa “sagrado”. Além disso, era comum que famílias devotas o adotassem, indicando uma ligação especial com a religião ou uma vida que se dedicava à fé.
Inclusive, é muito comum encontrar esse sobrenome em países lusófonos, refletindo a importância da espiritualidade e da devoção religiosa nessas culturas.
Nuno
Enquanto isso, o nome próprio Nuno tem origens pré-romanas, possivelmente derivado do latim “Nonnus”, que significa “monge” ou “tutor”. No entanto, a popularidade do nome e, consequentemente, do sobrenome, se deve mais diretamente a figuras históricas influentes que o portaram, como Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável de Portugal, uma figura chave na crise de 1383-1385, que assegurou a independência de Portugal de Castela.
Leia mais: Qual país acorda mais cedo no mundo? Veja a posição do Brasil
Martins
Originado do nome latino “Martinus”, que deriva de “Mars”, o deus romano da guerra, este sobrenome indica “pertencente a Marte” ou “descendente de Marte”. Martins reflete o costume romano de nomear crianças em homenagem a divindades, sugerindo características de coragem e liderança.
A prevalência de Ferreira em países de língua portuguesa e espanhola ressalta a importância histórica da metalurgia e do trabalho artesanal.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!
0 comentários