Notícias

Estátua polêmica de Nazaré já está dando o que falar; veja seu significado

Estátua polêmica de Nazaré já está dando o que falar; veja seu significado
By     -   On

Você sabia que em Nazaré existe uma estátua que tem o corpo de um humano e a cabeça de um veado?

Nazaré, em Portugal, é uma cidade famosa mundialmente pelas suas grandes ondas que atraem surfistas de todos os cantos do mundo. Mas há outra atração que está chamando muita atenção dos turistas que visitam a cidade: a estátua de surfista com cabeça de veado.

No entanto, nos últimos tempos, tem gerado comentários polêmicos na internet sobre seu simbolismo. Alguns argumentaram que não se encaixa com a história da região. Enquanto outros o consideraram uma estátua insignificante. Além disso, uma pessoa, comentou que se parece com o minotauro. Mas vamos ver o que esse ícone realmente simboliza.

O simbolismo da estátua do Nazaré

Conta a Lenda da Nazaré que ao nascer do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, caçava junto ao litoral. Esse local era envolto por um denso nevoeiro, perto das suas terras. Então, foi quando avistou um veado que de imediato começou a perseguir.

O veado dirigiu-se para uma falésia. D. Fuas, no meio do nevoeiro, isolou-se dos seus companheiros. Então, quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, reconheceu o local. Estava mesmo ao lado de uma gruta onde se venerava uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus.

Rogou então, em voz alta: “Senhora, Valei-me!” De imediato, miraculosamente, o cavalo estacou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada da morte certa que adviria de uma queda de mais de cem metros.

LEIA MAIS: Vai a Portugal? Se você não fizer essas 10 coisas será o mesmo que não ter ido!

A conexão da estátua com os surfistas do Nazaré

Hoje em dia, os surfistas mais corajosos do mundo desafiam as grandes ondas de Nazaré, e a estátua de surfista com cabeça de veado se tornou um símbolo da cidade. Com mais de 6 metros de altura e pesando 10 toneladas, ela chama atenção não só pelo seu formato incomum, mas também pela sua imponência.

Os surfistas que encaram as ondas gigantes de Nazaré são verdadeiros heróis modernos, e a estátua é uma homenagem a esses atletas corajosos, que desafiam os limites do corpo humano e da natureza.

O que fazer em Nazaré

Nazaré se tornou um destino obrigatório para quem ama surf e adrenalina. Além disso, a estátua de surfista com cabeça de veado é uma parada obrigatória para quem visita a cidade.

Ademais, a cidade de Nazaré oferece muitas outras atrações para os turistas. Por exemplo, o Miradouro do Suberco, que oferece uma vista incrível da praia e das ondas gigantes; o Farol da Nazaré, que é um dos faróis mais antigos de Portugal; e a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, que abriga a famosa imagem de Nossa Senhora da Nazaré, padroeira da cidade.

Se você gostou desse tipo de conteúdo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.