Stephen Hawking prevê que IA poderá exterminar a raça humana

O medo do avanço tecnológico precoce das Inteligências Artificiais.

O avanço acelerado da inteligência artificial tem gerado preocupações entre especialistas. Entre eles o físico teórico britânico Stephen Hawking, que alertava sobre os riscos que a tecnologia representa para a humanidade. Hawking, que sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica. Então, usou formas básicas de IA para se comunicar devido à fraqueza muscular decorrente da doença.

Em uma entrevista à BBC, Hawking afirmou que criar sistemas que rivalizam com a inteligência humana, ou a superam, pode ser desastroso para a raça humana.

Preocupações muito relevantes de Stephen Hawking

Meses após a morte de Hawking, em 2018, houve o lançamento do seu último livro, intitulado “Breves Respostas às Grandes Perguntas”. Nele, o físico expôs seus argumentos contra a existência de Deus. Além disso, falou sobre como os humanos poderão viver no espaço e manifestou preocupações sobre engenharia genética e aquecimento global.

Hawking argumentou que os computadores precisam ter um treinamento para se alinharem aos objetivos humanos. Ainda, alertou que não levar a sério os riscos associados à IA pode ser “nosso pior erro de todos os tempos”. Suas observações ecoam as preocupações de outros especialistas da área, como Elon Musk e Steve Wozniak, que assinaram uma carta aberta alertando para os riscos da IA.

A carta, divulgada em março por uma organização sem fins lucrativos, pediu uma pausa de pelo menos seis meses na construção de sistemas de IA mais poderosos do que o chatbot GPT-4 da OpenAI, alegando que sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade.

É importante lembrar que a IA tem potencial para trazer muitos benefícios, mas é fundamental que seu desenvolvimento seja realizado com responsabilidade e segurança, garantindo que a tecnologia esteja a serviço da humanidade e não o contrário.

Se você gostou desse tipo de conteúdo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.