No âmbito doméstico, a rotina é repleta de objetos e utensílios que, sem que se perceba, acumulam germes e bactérias. Embora alguns sejam trocados com certa regularidade, há outros itens que devem ser trocados, mas muitas vezes são esquecidos. E a renovação deles não é apenas uma questão de higiene, mas também de saúde.
Itens que precisam de atenção especial
Filtro da geladeira
Mesmo que esteja escondido, o filtro de água da geladeira necessita de atenção. Produzindo gelo e purificando a água, sua substituição deve ocorrer entre 6 a 8 meses, evitando assim a proliferação de bactérias.
Tábuas de cortar
Sejam elas de plástico, madeira ou bambu, as tábuas de cortar acumulam resíduos. As de plástico, por exemplo, são difíceis de limpar quanto mais cortes possuem. Por isso, a substituição periódica é essencial.
Leia mais: Especialistas revelam qual é o momento certo para comer sobremesa
Travesseiros e fronhas
Mesmo sendo parte do conforto diário, travesseiros devem ser trocados a cada dois anos e fronhas lavadas semanalmente. Além disso, é saudável renovar as fronhas a cada poucos anos para evitar a presença de ácaros.
Tapetes e cortinas de banho
Constantemente expostos à umidade, esses itens podem ser um celeiro para micro-organismos. Lavar regularmente é fundamental, e a substituição deve ocorrer ao menos uma vez por ano.
Leia mais: Cuscuz é bom ou ruim para a dieta? 4 coisas que você deveria saber
Escovas
Tanto a escova de dentes quanto a sanitária e a de cabelo exigem cuidados. Assim, a primeira deve ser trocada trimestralmente, enquanto a sanitária semestralmente. Já a escova de cabelo, além de limpezas constantes, precisa ser substituída quando estiver desgastada.
Panelas e recipientes
Quando as panelas antiaderentes apresentam rachaduras, você deve despedir-se delas. E quanto aos recipientes para alimentos, quando eles demonstram sinais de desgaste, você deve substituí-los.
Detalhes adicionais
Toalhas de banho, por estarem em contato direto com a pele, devem ser mantidas secas e trocadas a cada dois anos. Micro-ondas, por sua vez, têm vida útil de até uma década. Além disso, para garantir a segurança, o detector de fumaça, vital em qualquer residência, deve ser substituído a cada 10 anos.
A renovação de itens domésticos vai além de uma casa arrumada: trata-se de um compromisso com a saúde e o bem-estar. Assim, adotar hábitos de substituição e limpeza periódicos é garantir um ambiente saudável e agradável para todos os moradores.
Por fim, gostou desse artigo? Então confira mais como esse no site Brazil Greece!
0 comentários