Brazil Greece

»

»

A pedra filosofal de Harry Potter veio de uma história real: confira

| Em 20/02/2024 às 09:00

Se você viu os filmes de Harry Potter, conhece certamente a Pedra Filosofal. Mas o que talvez não saiba é a verdadeira história por trás dessa lendária pedra. Platão desenvolveu teorias sobre a existência da Pedra Filosofal, remontando à filosofia grega antiga, onde os quatro elementos que compõem o mundo – ar, terra, água e fogo – eram considerados a base de sua criação.

Durante o Renascimento, o médico e alquimista suiço, Paracelso acreditava que esses quatro elementos se originavam da própria Pedra Filosofal, atribuindo-lhe propriedades místicas e poderes extraordinários.

De acordo com fontes antigas, uma famosa alquimista grega, Cleópatra de Alexandria, que viveu na época romana, foi a primeira a criar supostamente a famosa “Pedra Filosofal” que foi o objetivo de todos os alquimistas!

Mas o que exatamente era a Pedra Filosofal?

A Pedra Filosofal (em latim: lapis philosophorum) é uma substância alquímica lendária, capaz de transformar metais básicos como mercúrio em ouro ou prata. Além disso, uma das propriedades mais lendárias da Pedra Filosofal era sua capacidade de criar o elixir da imortalidade.

Através da dissolução da pedra em vinho, seria possível obter uma poção capaz de curar todas as doenças, reverter o envelhecimento e conceder a vida eterna. Acreditava-se que este elixir não apenas prolongaria a vida, mas também elevaria o indivíduo a um estado de existência superior, transcendendo o plano físico.

É importante destacar que a “pedra filosofal”, embora frequentemente referida como pedra pelos alquimistas, nem sempre se referia a um objeto sólido. Em textos mais antigos, era frequentemente chamada de “tintura” ou “pó” (“ξήριον”). A palavra “elixir” deriva do árabe “al-iksir” e foi incorporada ao latim como “elixir”.

Leia mais: 6 coisas que deveria você deveria aprender com Afrodite para ser feliz no amor

Simbolismo segredo da pedra filosofal

Ela era o símbolo central da terminologia secreta da alquimia, simbolizando a perfeição, a iluminação espiritual e a bem-aventurança celestial. Os esforços para descobrir a Pedra Filosofal eram conhecidos como Magnum Opus (“Grande Obra”).

A primeira menção da Pedra Filosofal encontramos na obra Cheirokmeta de Zósimo, o Panopolita, um alquimista grego que viveu no final do século IV e início do século V no Egito.

Quem era Cleópatra, a Alquimista?

Cleópatra, a Alquimista

Cleópatra, a Alquimista cria a pedra filosofal

Ela era filósofa, alquimista e autora. Realizou experimentos alquímicos e, por isso, inventou dispositivos de destilação. Na verdade, alguns estudiosos acreditam que Cleópatra foi quem iniciou a alquimia.

Cleópatra, a Alquimista, parece ter vivido e trabalhado em Alexandria, no Egito, durante a era romana, entre os séculos I e III d.C. Não é a mesma pessoa que Cleópatra VII, da dinastia dos Ptolomeus, a famosa rainha do Egito.

No entanto, existem algumas obras mais recentes que erroneamente afirmam que ela era a conhecida “rainha do Egito”. Por isso, ainda hoje, alguns consideram que a rainha Cleópatra fez experimentos alquímicos.

Leia mais: 10 curiosidades sobre Cleópatra que nunca te contaram! Confira!

As obras de Cleópatra

De acordo com Michael Maier, autor do Atalanta Fugiens, um dos livros mais importantes sobre alquimia publicados em 1618, Cleópatra foi a primeira de um total de quatro alquimistas, incluindo Maria, a judia, que poderiam criar a “Pedra Filosofal”.

Em fontes filológicas antigas, existe o registro mais realista de que Cleópatra inventou dispositivos de destilação. Entre suas invenções, estava possivelmente o ambíquio (ἄμβιξ), um grande dispositivo de destilação, com o qual realizava experimentos alquímicos.

Os estudiosos preservaram apenas fragmentos de três obras relacionadas a Cleópatra, consideradas alguns dos textos alquímicos mais antigos do mundo.

Leia mais: Esta é a planta que tem o cultivo proibido no Brasil e vem da mitologia grega

A influência da lendária pedra

A Pedra Filosofal também aparece na ficção. Exemplos característicos são Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde pode conceder imortalidade ao usuário.

A propriedade da imortalidade também aparece no mangá Fullmetal Alchemist e nas séries de anime Fullmetal Alchemist.

Em Fullmetal Alchemist, se alguém a possuísse, poderia ganhar grande poder sem sacrificar nada em troca, ultrapassando a lei de troca equivalente.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários