Regra 10/10/10 para nunca mais errar ao tomar decisões

Tomar decisões nem sempre é um ato muito fácil. Mas existe uma regra que pode te ajudar.

Quando vamos tomar algumas decisões precisamos pensar em diversas coisas que podem ser afetadas. E por isso, algumas pessoas podem demorar bastante para decidir algumas coisas. Assim, trouxemos a regra 10/10/10 que é uma ótima forma de te ajudar a decidir algumas coisas de acordo com suas prioridades.

O que é a regra 10/10/10

Ela é, nada mais que um conceito simples, porém poderoso, que pode nos ajudar a tomar decisões mais sábias e enfrentar desafios de forma mais eficaz. Ela foi popularizada por Suzy Welch, uma escritora e ex-editora da Harvard Business Review.

A ideia por trás da regra 10/10/10 é considerar as consequências de nossas ações em três diferentes períodos de tempo: 10 minutos, 10 meses e 10 anos. Ao ponderarmos uma decisão, devemos nos perguntar como nos sentiremos a respeito dela em cada um desses momentos.

No curto prazo, ela nos incentiva a refletir sobre as consequências imediatas de nossas ações. Ou seja, se pergunte como você irá se sentir daqui a 10 minutos e considere se a decisão é coerente com seus valores e objetivos imediatos.

No médio prazo, você olhará para o horizonte de 10 meses. Isso o levará mais perto de suas metas a longo prazo? Isso pode causar problemas ou arrependimentos futuros?

E em última instância, você deve pensar nos efeitos de suas ações daqui a 10 anos. Como se sentirá em relação a essa decisão ao olhar para trás em uma década? Ainda estará de acordo com seus valores mais profundos e terá contribuído para uma vida mais satisfatória?

Exemplos práticos

10 dias

Quando estiver enfrentando problemas em suas relações, por exemplo, ao considerar terminar um relacionamento, imagine como isso afetará você em 10 dias. Será algo passageiro? Você realmente deseja encerrar esse ciclo?

10 meses

Ao tomar decisões relacionadas à sua saúde, como dieta e exercício. Pergunte-se como se sentirá em 10 meses se não se manter disciplinado.

LEIA MAIS: Você mais confiante! 5 dicas de ouro que irão te ajudar a tomar decisões corretas!

10 anos

Quando estiver com problemas na carreira profissional, como pretende se sentir em 10 anos em relação ao seu progresso profissional? Isso pode ajudá-lo a fazer escolhas alinhadas aos seus objetivos de carreira e evitar arrependimentos futuros.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também