Souli é uma região da Grécia, famosa por sua resistência durante os períodos otomanos. Especialmente pelos eventos relacionados à Dança de Zalongo. Nos anais da história grega, poucos episódios são tão comoventes e representativos do espírito de resistência e sacrifício pela liberdade quanto a Dança de Zalongo, ocorrida em 18 de dezembro de 1803. Assim, este evento simboliza a luta dos gregos pela independência e a força e coragem das mulheres em face do desespero extremo.
A história de dança de Zalongo
No início do século XIX, a Grécia estava sob o jugo do Império Otomano. Então, em 1802, Ali Pasha de Ioannina, um governante albanês que servia ao Império Otomano, voltou sua atenção para os Souliotes. Se tratava de um grupo de montanheses indomáveis da região de Epiro, na Tessália. Os Souliotes eram famosos por sua resistência feroz ao domínio otomano e se tornaram um espinho constante no lado de Ali Pasha e do Sultão.
Leia mais: O tesouro escondido de Portugal que poucos conhecem
O Cerco de Souli
Ali Pasha sitiou os Souliotes, com o objetivo de esmagar seu espírito de resistência. Após um ano de cerco extenuante, os Souliotes foram forçados a negociar a sua rendição em 12 de Dezembro de 1803. Então, eles acordaram em deixar suas terras pacificamente, na expectativa de que suas vidas seriam poupadas.
No entanto, Ali Pasha não manteve sua palavra e ordenou a perseguição e exterminação dos Souliotes. Então, em 18 de dezembro de 1803, um grupo de cerca de 60 mulheres com seus bebês e aproximadamente 10 homens conseguiram subir em uma rocha próxima em Zalongo. Lá, em um ato heroico e para que não a capturassem, primeiro lançaram seus bebês do penhasco e depois se uniram, mão a mão, e se lançaram do penhasco, conhecido como “Stefani”.
As testemunhas relatam que as mulheres se uniram, mão a mão, uma à outra, formando assim a imagem de uma “dança”, daí a denominação “a dança de Zalongo”. Assim, com o passar dos anos, Zalongo se transformou em um símbolo de heroísmo e sacrifício pela liberdade.
Leia mais: Melhor não? 7 países que preferem que você fique longe deles
Onde fica o Souli?
Souli é uma região na Grécia que fica no noroeste do país, na região de Epiro. Além disso, esta área é particularmente famosa pelas suas montanhas íngremes e pela sua história rica. Além disso, Souli, que fica perto da cidade moderna de Paramythia e não muito longe do rio Acheron, é famosa na mitologia grega. Hoje, Souli mantém um charme histórico e é um destino para aqueles interessados na história e cultura da Grécia.
Leia mais: Tesouro extraterrestre é encontrado na Espanha e intriga cientistas
O monumento dedicado à memória delas
Por fim, existe um memorial dedicado às mulheres de Souli que se sacrificaram em 1803. Este monumento está localizado próximo ao local do trágico evento no monte Zalongo, na região do Epiro. O monumento foi erguido para honrar a memória e a bravura destas mulheres que, para evitar serem capturadas e escravizadas pelas forças de Ali Pasha.
A estrutura do monumento é impressionante e simbólica. Geralmente, há uma série de estátuas ou um conjunto escultural que retrata as mulheres em sua corajosa e trágica dança da morte, simbolizando a sua união e determinação. Assim, este local tornou-se um ponto de referência histórico e cultural. Dessa forma, atrai visitantes que desejam prestar homenagem a este ato heroico e conhecer mais sobre a história da resistência grega contra a opressão.
0 comentários