A tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e, com ela, foram surgindo novos eletrodomésticos. Não é preciso ser nenhuma dona de casa para ser fã de tudo que veio para agilizar os afazeres domésticos.
E, há alguns anos, um item que veio para facilitar muito as nossas vidas, foi o micro-ondas.
Isso mesmo, a possibilidade de, em apenas alguns minutos, ter uma comida quente e prontinha, a mesma comida que levaria horas para ficar pronta em um forno convencional, atraiu a todos.
Mas, será que você sabe usar o micro-ondas corretamente? E, mais do que isso, você sabia que há alimentos que não devem ser aquecidos nesse eletrodoméstico de maneira alguma?
Bem, confira a seguir!
Três alimentos que não podem ser aquecidos no micro-ondas
Antes de mais nada, o micro-ondas não cozinha completamente os alimentos. Portanto, as bactérias dessas comidas permanecerão lá. Veja a seguir 3 comidas que você nunca deve esquentar no micro-ondas!
Carnes processadas
As carnes processadas, em geral, contêm diversos produtos químicos, além de vários aditivos. Tudo isso pode se tornar ainda pior se exposto ao forno micro-ondas.
Isso porque a exposição desses químicos ao micro-ondas causa a produção de outros substâncias tóxicas que estão inclusive associadas a doenças cardíacas. Carnes processadas já não são uma boa escolha. Porém, caso mesmo assim você ainda opte por elas, não as coloque no micro-ondas e preserve a sua saúde!
LEIA MAIS: 8 Truques Para Descongelar E Limpar A Geladeira Corretamente – Muito Fácil!
Frango
Lembre-se de que o micro-ondas não mata bactérias. O frango pode conter a bactéria chamada salmonela! Portanto, você deve sempre cozinhá-lo bem no forno ou fogão, a altas temperaturas, para garantir que elimine a bactéria.
Caso esquente o frango no micro-ondas, as suas chances de contrair a salmonelose serão altas.
Arroz
Por essa você não esperava, certo? Quem nunca fez um arroz no micro-ondas? Ou pelo menos quem nunca desejou agilizar o processo pressionando apenas alguns botões e pronto? Bem, mas o arroz não deve ser preparado neste eletrodoméstico de maneira alguma!
Isso porque ao colocá-lo no aparelho, o seu calor fará com que o arroz libere substâncias tóxicas.
Acontece que o arroz contém uma bactéria chamada Bacillus cereus. Uma bactéria essa muito resistente. Na verdade, o calor até mata a bactéria, porém, também a faz liberar esporos que são tóxicos e resistentes a ele!
Então, ao retirar o arroz do micro-ondas, esses esporos encontram a condição ideal para se proliferar. A consequência disso pode ser a intoxicação alimentar com sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia.
Portanto, para evitar a contaminação do arroz, você deve aquecê-lo a altas temperaturas e mantê-lo aquecido a aproximadamente 60 graus Celsius.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes em Brazil Greece.
0 comentários