15 palavras gregas que você usa no seu dia a dia e nem sabia

Um grego separou uma lista para você!

Quando pensamos em palavras gregas, muitas vezes nos lembramos de termos relacionados à mitologia, filosofia ou história antiga. No entanto, a influência da língua grega vai além desses campos e está presente em nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes não percebamos. Eu costumo brincar que tudo vem da Grécia. Não é à toa que nós gregos temos muito orgulho do nosso país. Por isso, neste artigo, vamos explorar 15 palavras de origem grega que utilizamos com frequência sem saber sua origem.

Palavras gregas que você usa quase todo dia e nem imaginava

1. Democracia

A palavra “democracia” vem do grego “dēmokratía”, que significa “governo do povo”. Assim, é comum o seu uso para descrever sistemas políticos nos quais quem exerce o poder é povo ou seus representantes eleitos.

2. Filosofia

Enquanto isso, esse termo tem duas palavras gregas: “philos”, que significa “amor” e “sophia”, que significa “sabedoria”. Assim, ela se refere ao estudo e busca pelo conhecimento e sabedoria.

Leia mais: 6 idiomas que mais se parecem com o português e irão te surpreender

3. Teatro

Já a palavra “teatro” tem origem no grego “theatron”, que significa “lugar para ver”. Além disso, seu uso é comum para descrever o local onde ocorrem apresentações de peças e espetáculos.

4. Fotografia

Quem não curte uma foto? Quase todo mundo ama! Mas, você sabia que “fotografia” é uma combinação das palavras gregas “phōs”, que significa “luz”, e “graphé”, que significa “escrita” ou “desenho”? E vem de onde? Isso mesmo, do grego!

5. Psicologia

“Psicologia” vem do grego “psukhē”, que significa “alma” ou “mente”, e “logos”, que significa “estudo” ou “ciência”. Mais uma palavra grega para o seu vocabulário!

Leia mais: 10 frases de Sócrates que te ajudarão a encarar a vida mais feliz

6. Matemática

A palavra “matemática” tem origem no grego “mathēma”, que significa “conhecimento” ou “aprendizagem”. Há os que a amam e os que a odeiam, mas o fato inegável é que essa palavra em da Grécia.

7. Ecologia

Já “ecologia” vem do grego “oikos”, que significa “casa” ou “lar”, e “logos”, que significa “estudo” ou “ciência”.

8. Catarse

A palavra “catarse” tem origem no grego “katharsis”, que significa “purificação” ou “limpeza”. E, para quem não sabe, a usamos para descrever a liberação emocional ou psicológica que ocorre ao vivenciar uma experiência intensa ou ao expressar sentimentos reprimidos.

Leia mais: Palavras que você usa todos os dias, mesmo sem precisar

9. Ética

Ética é outra das palavras gregas que você usa no seu dia a dia e não sabia. Ele vem do grego “ethos”, que significa “caráter” ou “modo de ser”.

10. Crise

Esse termo tem origem no grego “krísis”, que significa “decisão” ou “momento crítico”. Além disso, é comum que o usemos para descrever uma situação difícil ou problemática que requer uma decisão ou ação imediata.

11. Política

Polêmicas à parte, mas a palavra “política” vem do grego “polis”, que significa “cidade”. O seu significado já sabemos e a usamos para nos referir às atividades e práticas relacionadas ao governo, administração e organização da sociedade.

12. Astronomia

Ademais “astronomia” também é grego! “Astron”, significa “estrela”, e “nomos”, significa “lei” ou “ordem”.

13. Drama

Outra palavra grega! “Drama” vem do grego “drama”, que significa “ação”. Seu uso é comum para descrever uma forma de narrativa em que personagens fictícios são representados por atores em uma encenação. Ou até mesmo aquela pessoa exagerada em determinadas situações.

Leia mais: O que significa o sufixo ‘polis’ em cidades brasileiras? Grego diz!

14. Academia

Calma, estamos quase terminando essa lista de 15 palavras. O nosso próximo termo é “academia” que vem de “Akadēmeía” e se refere ao jardim onde Platão ensinava seus discípulos. Atualmente, a usamos para instituições de ensino superior ou lugares de estudo.

15. História

Uffa, o último termo está aqui. Você sabia que a palavra “história” também era grega? Ela vem do grego “historía”, que significa “investigação” ou “narrativa”. Além disso, a usamos para estudos do passado humano, registrados através de documentos, relatos e evidências.

A língua grega teve um impacto significativo na formação do vocabulário de várias línguas ao redor do mundo, incluindo o português. Ao conhecer a origem dessas palavras, podemos apreciar ainda mais a riqueza e a influência da cultura grega em nossa sociedade.

você pode gostar também