8 praias de nudismo (oficiais) para conhecer no Brasil

Do sul ao nordeste, uma jornada pelas praias de nudismo que encantam e proporcionam uma experiência incrível no Brasil

Vivemos em um país, sem dúvidas, rico em belezas naturais. Sem falar em um litoral extenso com mais 7 mil km. Nisso tudo, as praias de nudismo no Brasil se destacam como destinos únicos, sobretudo pela experiência autêntica e contato com a natureza. E você sabia que existem 8 praias de nudismo no Brasil, reconhecidas como oficiais?

Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), estes oito destinos encantam e acolhem adeptos do naturismo. Desde a pioneira Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), até o refúgio paradisíaco de Olho de Boi em Búzios (RJ), cada local oferece sua própria atmosfera e charme.

O que é o naturismo?

Antes de mais nada, é preciso entender, exatamente, o que é o naturismo. Difundido no Brasil a partir da década de 1980, trata-se de uma filosofia que promove o autorespeito, autoconhecimento, respeito ao próximo, uma alimentação saudável e a preservação da natureza.

Dentro desse estilo de vida, encontra-se também a prática do nudismo social. Ou seja, existe diferença entre naturismo e nudismo. E, se você tem medo de frequentar uma das praias de nudismo no Brasil, saiba que existem regras rígidas para garantir a segurança dos frequentadores. Por exemplo:

  • não se pode fotografar ou filmar sem autorização
  • a prática de sexo ou atos relacionados é falta grave
  • violência física e porte de drogas também são infrações

Para saber mais sobre as normas de ética, vale consultar o site da Federação.

8 praias de nudismo no Brasil

1. Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)

Reconhecida como a primeira praia oficial de nudismo do Brasil em 1988, a Praia do Pinho oferece, sem dúvidas, uma experiência naturista única. Com costões, vegetação exuberante e ondas fortes, o local possui uma infraestrutura completa com pousada e camping nas proximidades.

2. Massarandupió (BA)

Outra das praias de nudismo no Brasil fica na Bahia. Envolta por coqueiros alinhados ao longo da areia, a Praia de Massarandupió, em Entre Rios, revela riachos de água doce e, também, águas quentinhas. Localizada a cerca de 7 km da Praia do Forte, o acesso se dá por uma estrada de areia.

3. Tambaba (PB): uma das praias de nudismo mais conhecidas no Brasil

Uma das praias de nudismo mais famosas, Tambaba, em Conde, é cercada por falésias imponentes de 20 metros. Com um mar calmo e ventos constantes, a praia é dividida em três áreas. Assim, a pessoa consegue observar distintas formações rochosas.

Ademais, integrar uma Área de Proteção Ambiental (APA), Tambaba destaca-se pela sua limpeza.

Leia mais: 10 coisas comuns no Brasil que são proibidas em outros países

4. Abricó (RJ), Rio de Janeiro

Talvez, uma das praias de nudismo no Brasil com aspecto mais reservado. Isso porque fica perto da Reserva de Grumari e tem acesso exclusivo. Sendo assim, a pessoa deve seguir após a Prainha e observar as placas indicativas de entrada depois da descida de Grumari.

E, apesar de ter um restaurante próximo e barracas de bebidas, Abricó proporciona uma atmosfera tranquila para os adeptos do naturismo.

5. Olho de Boi (RJ), Búzios: uma das praias de nudismo no Brasil para quem quer sossego

Isolada e sem infraestrutura à beira-mar, a Praia Olho de Boi, em Búzios, oferece um refúgio para os amantes do naturismo. Com apenas 50 metros de extensão, seu acesso é desafiador por uma trilha íngreme de 600 metros. A recompensa? Uma praia pequena e paradisíaca, praticamente intocada.

6. Barra SECA (ES), Linhares

Com 200 metros dedicados ao naturismo, a Praia de Barra SECA em Linhares, Espírito Santo, destaca-se principalmente por suas ondas fortes e areia grossa. O acesso inclui ônibus e barco. Ao chegar lá, a praia oferece infraestrutura com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping. Por fim, quem quiser se hospedar na região pode optar pelas pousadas próximas.

7. Galheta (SC), Florianópolis

Também em Santa Catarina, a Praia da Galheta é limitada por grandes pedras arredondadas e lisas. Uma das praias de nudismo no Brasil fica em Florianópolis e, inegavelmente, é um recanto de beleza natural.

Só para ter uma ideia, as pessoas passam por uma trilha de aproximadamente 400 metros. Então, durante todo o trajeto (e ao chegar lá), admiram vegetação nativa, areias finas e águas cristalinas.

Ademais, embora próxima à popular Praia Mole, proporciona uma alternativa mais reservada.

Leia mais: 12 truques que irão te fazer até dez vezes mais produtivo

8. Pedras Altas (SC), Palhoça

Finalmente, entre as praias de nudismo no Brasil, temos a Praia de Pedras Altas, no município de Palhoça. Essa também é para quem quer tranquilidade, principalmente por oferecer um mar calmo.

Ao mesmo tempo, as águas são propícias para banhos e esportes aquáticos. O acesso, embora desafiador pela BR 101, revela um local tranquilo com uma pequena pousada rústica, restaurante e área para camping.

Então, você conhece alguma das praias de nudismo no Brasil?

você pode gostar também