10 coisas comuns no Brasil que são proibidas em outros países

Diferenças que representam a diversidade cultural ao redor do mundo.

Você sabia que o que é rotineiro aqui no Brasil pode ser ilegal em outras partes do mundo? Isso mesmo! Algumas práticas e objetos que fazem parte do nosso dia a dia são proibidos em diferentes países e você provavelmente nem imaginava. Por isso, confira quais são essas curiosidades culturais e entenda como as leis refletem as costumes locais.

Coisas que são comuns no Brasil e proibidas em outros países

1. Desrespeito à moeda nacional (Turquia)

Na Turquia, danificar ou desfigurar a moeda nacional é um crime sério, podendo resultar em prisão. Esta lei enfatiza a importância de respeitar o dinheiro como um símbolo nacional. Agora, já pensou se isso fosse proibido aqui também? Muita gente provavelmente já estaria na cadeia.

Leia mais: Qual é o idioma mais falado do mundo? Não é o inglês

2. Restrição de sacos plásticos (Bangladesh, França, Tanzânia, México)

Esses países baniram o uso das temidas sacolas plásticas, a fim de combater a poluição e encorajar práticas mais sustentáveis. Vale relembrar que o plástico é um dos maiores poluentes do nosso planeta.

3. Proibição de chicletes (Singapura)

Enquanto isso, em Singapura, a venda e importação de chicletes são proibidas desde 1992, com o objetivo de manter a limpeza dos espaços públicos e evitar a poluição visual nas ruas. Pense se isso fosse aplicado por aqui, dá para pensar em um Brasil sem chicletes?

4. Limitação no uso de ketchup (França)

Na França, houve a restrição do uso de ketchup nos refeitórios escolares desde 2011, visando preservar a culinária local e promover uma dieta mais saudável entre os estudantes.

5. Restrições a video games (China)

A China impôs uma proibição ao uso de video games em 2002, para incentivar os jovens a se dedicarem aos estudos e ao trabalho, embora essa proibição tenha se tornado menos estrita com o passar do tempo.

6. Venda de alimentos enriquecidos (Dinamarca)

A Dinamarca proibiu a venda de alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais, afetando produtos como Ovomaltine e alguns cereais, numa tentativa de manter a alimentação o mais natural possível. Faz sentido para você?

7. Proibição de maçanetas redondas (Vancouver, Canadá)

Vancouver, no Canadá, proibiu a instalação de maçanetas redondas em portas em 2014, com o intuito de promover a acessibilidade para idosos e pessoas com dificuldades motoras.

8. Coleta de conchinhas (Ilha da Sardenha, Itália)

Tornou-se ilegal recolher conchas, areia ou pequenas pedras nas praias da Ilha da Sardenha, na Itália. Essa proibição é uma tentativa de preservação ambiental, em vigência desde 2017.

Leia mais: Tem algum desses 9 sobrenomes? Então você tem origem italiana

10. Uso de cápsulas de café (Hamburgo, Alemanha)

Hamburgo, na Alemanha, proibiu órgãos públicos de usar cápsulas de café de plástico, refletindo um esforço para reduzir o impacto ambiental do descarte de plástico.

Por fim, estas práticas e leis, que podem soar incomuns, são expressões das preocupações e valores culturais de cada país. Portanto, conhecê-las é essencial para respeitar as diferenças culturais durante viagens ou intercâmbios internacionais.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

você pode gostar também