Brazil Greece

»

»

A dica do estoicismo para você ter uma vida mais leve, segundo grego

| Em 15/05/2024 às 08:18
Freepik.

A Grécia foi essencial para a nossa cultura Ocidental, tanto que até hoje é possível perceber os seus impactos tanto na nossa língua, com várias palavras semelhantes entre o português e o grego, quanto nos costumes e ensinamentos. Assim, falando em ensinamentos, é aí que entra o estoicismo. Você já ouviu falar dele? O estoicismo, uma filosofia antiga com origens no século III a.C., tem se mostrado relevante para os desafios contemporâneos. Desenvolvido por filósofos como Zenão de Cítio e popularizado por figuras como Marco Aurélio e Epiteto, essa escola de pensamento oferece lições valiosas para lidar com as adversidades da vida moderna. Mas, como usar o estoicismo para lidar com as dificuldades do dia atual?

Leia mais: 7 sinais de que você tem sorte na vida e está no caminho certo

O que é o estoicismo?

O estoicismo propõe o desenvolvimento de autocontrole, resiliência e a capacidade de superar emoções destrutivas. Ele se concentra na virtude, a forma mais elevada de sabedoria, como o único bem verdadeiro. Essa perspectiva ajuda a enfrentar desafios de maneira calma e controlada, alterando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.

Conhecendo o que está sob seu controle

Um dos ensinamentos fundamentais do estoicismo, conforme descrito por Epiteto, é a importância de distinguir entre o que está e o que não está sob nosso controle. Muitas vezes, preocupamo-nos com aspectos da vida sobre os quais não temos poder, como o clima ou a economia. Dessa forma, o estoicismo nos ensina a liberar essas preocupações, focando nossa energia nas ações, pensamentos e reações que podemos controlar.

Além disso, Marcus Aurelius, outro filósofo estoico, nos lembra que temos poder sobre nossa mente, mas não sobre eventos externos. Então, reconhecer nossas limitações é essencial para dar atenção e tempo apenas ao que realmente podemos influenciar. Isso nos ajuda a liberar a preocupação com o que está fora de nosso alcance.

Inclusive, grande parte dos nossos pensamentos negativos e até mesmo uma das origens dos sentimentos depressivos vêm da decepção de não podermos controlar eventos externos. Assim, ao entendermos que devemos nos preocupar apenas com o que podemos controlar, a vida se torna mais fluida e leve.

Leia mais: 4 técnicas para memorizar o que você quiser em minutos

Que tal viver como um estoico?

Incorporar o estoicismo no dia a dia é um processo contínuo. Desde a preparação de um trabalho até o manejo de expectativas pessoais e profissionais, adotar uma mentalidade estoica melhora a produtividade e também a qualidade do trabalho e das relações interpessoais. Assim, ser uma força positiva na própria vida e na dos outros é um reflexo direto dessa filosofia.

Sem contar que, viver segundo o estoicismo é realizar seu potencial e moldar ativamente sua vida. Isso exige reflexão consistente, ação e execução, mas a recompensa é viver a vida que você deseja com paz interior verdadeira.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários