Hoje você aprenderá a verdadeira história do famoso Papai Noel! Como você verá, Papai Noel era uma pessoa real do século III que não tem nada a ver com a imagem com a qual estamos acostumados.
Em 270 d.C., em Pataras que ficam em Lícia, na Ásia Menor, nasceu São Nicolau, de pais gregos piedosos e ricos que lhe ofereceram educação diligente. Em tenra idade, ele ficou órfão e herdou uma grande fortuna.
Diz -se que ele ajudou muitas mulheres e crianças pobres e até protegidas e conseguiu se tornar arcebispo na antiga cidade de Lícia, na Ásia Menor grega.
Sua reputação se espalhou rapidamente e ficou conhecido em toda a Europa como o protetor dos mares, no qual acreditavam muitos outros marinheiros, como os italianos.
Como o mito se espalhou
No entanto, os imigrantes holandeses nos EUA foram os que espalharam a história para a América no século XVII, onde as populações que falam em inglês o adotaram como sendo Papai Noel.
O nome “Santa Klaus” evoluiu do apelido holandês de “Nick, Sinter Klaas”, uma forma curta de Sint Nikolaas (holandês para “São Nicolau”). O primeiro registro do mito holandês foi feito em 1809 pelo escritor Washington Irving, que em seu livro “A History of New York” (“A história de Nova York”), descreveu a chegada de um santo em um cavalo, à véspera de São Nicolau.
Em 1812, Irving revisou seu livro, e São Nicolau aparece em uma carroça, que pode voar sobre as árvores. Pouco tempo depois, em 1823, o padre Cleum Clark Moore escreveu um poema infantil em um jornal de Nova York.
Lá, ele descreveu São Nicolau entrando pelas chaminés das casas e viajando com um trenó voador, transportado por oito renas acinzentadas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet e Blitzen.
Mas, a inspiração, que foi decisiva para o curso subsequente do Papai Noel, foi o do ilustrador americano Thomas Nast. Foi ele quem pintou o Papai Noel para a “Harper’s Magazine” em 1863 e continuou a pintá-lo até 1890.
LEIA MAIS: Para Todos Os Bolsos! Veja Os 8 Melhores Lugares Para Você Se Despedir De 2022!
Onde fica a vila do Papai Noel
Nast então acrescentou outros detalhes, como a oficina do Papai Noel fica no Polo Norte. Mas o designer oficial do Papai Noel, apresentado pela Coca-Cola e que todos conhecemos, é Haddon Sundblom.
Enquanto as lendas ao redor do rosto do Papai Noel estavam à toda, todos queriam saber onde ele morava. Como as renas cinzentas eram difíceis de existir no Polo Norte, os jornais em 1927 revelaram que o Papai Noel morava na Lapônia, na Finlândia. Afinal, a rena cinza é o animal nacional da Lapônia.
O resto do trabalho ficou por conta dos jornais que reproduziram a lenda, enquanto a Coca-Cola com suas propagandas muito famosas, que começaram pela primeira vez em 1931, deu o toque final.
LEIA MAIS: Torta Britânica De Banana E Chantilly Viraliza Na Internet – Veja Como Fazer!
O designer Haddon Sundblom foi quem criou a imagem do doce avô em uniforme vermelho e barba branca que até agora foi estabelecida em todo o mundo como a imagem do Papai Noel.
A vila do Papai Noel, Korvatunturi, que fica a apenas oito quilômetros ao norte de Rovaniemi, Lapônia, fica no Círculo Polar Ártico. Korvatunturi significa “ouvido caiu”.
Então, como a área tinha um pouco a forma de uma orelha, pensava-se que o Papai Noel morava lá e “ouvia” os desejos das crianças. No entanto, a área começou a ser usada pelo governo da Finlândia apenas no início dos anos 80.
Assim, enquanto a Coca-Cola usa a imagem do Papai Noel para aumentar seu consumo durante o inverno, após setenta anos de “cooperação”, verifica-se que o Papai Noel também ficou famoso graças a esta empresa Colossus.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários