Alerta de ciclone no Brasil: veja se a sua região será afetada e o que fazer

Veja as medidas necessárias.

O Brasil, em fevereiro de 2024, está enfrentando um fenômeno climático significativo: a formação de um ciclone subtropical. Esta situação requer uma compreensão detalhada e cuidados específicos por parte da população afetada. Segundo o alerta de ciclone que a Marinha emitiu, há áreas do Brasil em risco nos próximos dias.

O fenômeno do ciclone subtropical

A Marinha do Brasil emitiu um alerta no dia 16/01 sobre a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na costa brasileira. Este sistema meteorológico é considerado raro e atípico por diversos motivos. Um deles é devido à trajetória retrógrada. Ao contrário da maioria dos ciclones que afetam a América do Sul, este se moverá de sul para norte, em direção à costa brasileira.

Além disso, diferentemente dos ciclones extratropicais mais comuns na região, este apresenta características tropicais, com ventos mais fortes e maior potencial de chuvas intensas.

O que significa isso?

Bem, isso significa que o ciclone pode trazer chuvas fortes, rajadas de vento e ressaca para os estados do Sul e Sudeste do Brasil. Portanto, a população deve ficar atenta aos alertas das autoridades e tomar as devidas precauções.

Os ciclones subtropicais são sistemas climáticos que compartilham características tanto dos ciclones tropicais quanto dos extratropicais. Eles normalmente ocorrem no litoral da Região Sudeste e Bahia, principalmente na primavera. Além disso, têm núcleos quentes e frios, com temperaturas mais elevadas próximas à superfície e diminuindo na parte superior.

Leia mais: Homem é multado em R$ 22 mil por postar foto de cerveja nas redes sociais

Alertas e impactos previstos

Assim, em fevereiro de 2024, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, abrangendo 13 estados brasileiros, incluindo Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Este alerta indica condições meteorológicas críticas, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo.

Além disso, há um alerta vermelho para chuvas intensas e ventos que podem ultrapassar 100 km/h em regiões do Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro.

Há também alertas de ressaca do mar, com ondas podendo atingir até 4 metros de altura. Além de riscos em relação a cortes de energia, alagamentos e quedas de árvores.

Leia mais: Brasil é líder em agrotóxicos: como lavar vegetais do jeito certo?

Atente-se às recomendações e precauções

Então, diante desse cenário, para enfrentar este cenário, há algumas orientações, confira a seguir:

  • Evitar abrigar-se sob árvores durante tempestades devido ao risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em situações de tempestade;
  • Seguir as instruções da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Atenção especial no Espírito Santo

O litoral do Espírito Santo recebeu alertas específicos de ventos fortes e mar grosso, com ondas entre 3 a 4 metros. A possibilidade de um ciclone subtropical aumenta o risco de chuvas e ventos intensos na região.

Porém, a Marinha do Brasil, em colaboração com outras instituições meteorológicas, está monitorando a situação e atualizando os alertas conforme necessário. Assim, é importante que a população se mantenha informada e preparada para enfrentar este fenômeno climático.

O ciclone subtropical em curso no Brasil é um lembrete da força da natureza e da importância de estar preparado para enfrentar tais eventos. Mas, com as devidas precauções e seguindo as orientações das autoridades, é possível minimizar os impactos desses fenômenos climáticos. Mantenha-se informado e seguro.

você pode gostar também