Brazil Greece

»

»

Zonas mortas atingem o Brasil: veja se a sua região está no meio

| Em 11/04/2024 às 10:55
Freepik.

As águas litorâneas do Brasil enfrentam uma crise ambiental severa com o surgimento de zonas mortas, áreas aquáticas com deficiência extrema de oxigênio onde a vida marinha dificilmente sobrevive.

Este fenômeno, também conhecido como hipóxia, já identificou mais de 700 locais afetados globalmente, segundo estudos da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

No Brasil, o número dessas zonas chegou a 11, representando um aumento preocupante em relação a décadas anteriores.

Além disso, os principais culpados por essa degradação são os despejos de esgoto não tratado, efluentes industriais e agrícolas, além da poluição por partículas urbanas.

Assim, esses resíduos são ricos em nitrogênio e fósforo, que favorecem a proliferação de algas. Então, quando essas algas morrem e se decompõem, consomem grandes quantidades de oxigênio, prejudicando severamente o equilíbrio ecológico.

Ademais, entre as áreas mais afetadas no Brasil estão locais famosos. Por exemplo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Além de outras regiões em Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Portanto, a situação demanda uma atenção urgente, visto que afeta não apenas a biodiversidade marinha, mas também a saúde e a economia das comunidades costeiras dependentes da pesca e do turismo.

Leia mais: Frutas de luxo chegam por até US$ 700: por que são tão caras?

Como resolver esse problema?

A solução para essa crise ambiental passa necessariamente pelo investimento em saneamento básico e no tratamento de esgotos. O Brasil, onde quase metade da população carece de acesso a saneamento adequado, tem diante de si o desafio de tratar o volume diário de esgoto equivalente a milhares de piscinas olímpicas.

O Marco Legal do Saneamento Básico surge como uma luz no fim do túnel, prometendo universalizar esse serviço essencial até 2033.

Além disso, iniciativas privadas, como as da Aegea, estão investindo bilhões para melhorar a infraestrutura de saneamento em áreas críticas. Dessa forma, mostram resultados promissores na revitalização de ecossistemas aquáticos. Além disso, a gestão de nutrientes e a carga orgânica emergem como estratégias eficazes, adotadas globalmente para a recuperação de zonas mortas.

Ainda, a experiência internacional oferece lições valiosas. Na Baía de Chesapeake, nos Estados Unidos, esforços concentrados na redução da poluição por nutrientes e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis estão em andamento, com o objetivo de restaurar o equilíbrio ecológico.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

Tags: natureza

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários