ChatGPT foi o destaque para conteúdo gerado por inteligência artificial, e o Google respondeu com Bard. Embora Bard e ChatGPT possam executar tarefas semelhantes, existem diferenças entre os dois. O ChatGPT da OpenAI foi lançado em novembro de 2022 e rapidamente se tornou uma sensação na internet. Agora, o Google apresentou seu próprio chatbot com IA em uma batalha entre os gigantes da tecnologia.
O que é o ChatGPT?
Então, ChatGPT é um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial, desenvolvido pela OpenAI, que utiliza a arquitetura GPT-3.5. Ele é capaz de gerar textos coerentes, responder a perguntas, realizar traduções e outras tarefas relacionadas à linguagem natural. É uma tecnologia avançada que tem sido utilizada em diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots e análise de sentimentos em redes sociais, entre outras.
O que é Bard?
O Bard do Google é também um chatbot alimentado por inteligência artificial que simula conversas humanas com processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, extraindo respostas da internet. Inicialmente, o Bard usava o LaMDA para aplicativos de diálogo, mas foi atualizado para o modelo de linguagem de próxima geração do Google, o PaLM 2 (Pathways Language Model) Esse modelo é melhor em raciocínio de senso comum, lógica e matemática em comparação com modelos anteriores, disse o Google em um blog.
A empresa também afirmou que este modelo é mais rápido do que as versões anteriores. O Bard fornece respostas mais detalhadas às perguntas feitas do que a típica página de resultados de pesquisa do Google, como assistentes digitais, como Alexa e Siri, mas com links para os usuários reunirem mais informações.
Esse chatbot funciona também como assistente pessoal e ajuda com tarefas como reservas de férias, localização de reservas existentes e ajuda com planejamento de refeições. Usa consultas de linguagem mais conversacional ou natural para pesquisa em vez de palavras-chave usadas pelos mecanismos de busca. O Bard está disponível para o público e oferece conteúdo em três idiomas em 180 países.
LEIA MAIS: 5 funções do ChatGPT que irão facilitar suas tarefas diárias e você não conhecia
Mas quais são as diferenças entre ChatGPT e Bard?
Os serviços do ChatGPT e do Bard são similares, com usuários digitando uma consulta para receber uma resposta humanizada.
Em fevereiro de 2023, a Microsoft anunciou que lançará tecnologia para grandes empresas criarem e personalizarem seus próprios chatbots usando a tecnologia do ChatGPT. A Microsoft também incorporará funções de pesquisa com IA em seu mecanismo de busca Bing e no navegador Edge com uma experiência de chat para ajudar na pesquisa do usuário. O Google ainda não anunciou quando planeja adicionar funcionalidade de chatbot com IA ao seu mecanismo de busca.
A principal diferença entre o ChatGPT e o Bard é a fonte de dados. O Bard continua a buscar informações na internet, por isso possui as informações mais recentes. As fontes do ChatGPT se encerram em 2021, portanto, tem limite em pesquisas e informações mais recentes. O Bard tem mais dados para coletar informações em tempo real, acessando as pesquisas mais recentes.
Também, usa o mais novo modelo de linguagem do Google – PaLM 2. No entanto, ChatGPT usa GPT-3.5, com a tecnologia GPT-4 disponível em sua versão paga – ChatGPT Plus.
O Bard cria mais pedaços de informações, enquanto o ChatGPT cria conteúdo em uma única solicitação de texto.
Mas qual chatbot é melhor?
Neste ponto, é difícil julgar qual chatbot é melhor, já que ambos estão em seus primeiros dias de treinamento. O ChatGPT é eficiente na geração e resumo de solicitações de texto. O Bard faz um trabalho melhor de responder a perguntas com informações mais relevantes. Esses chatbots ainda estão sendo treinados à medida que os usuários enviam feedback, portanto, pode haver mudanças.
LEIA MAIS: Bill gates revela qual é o seu truque para memorizar tudo o que precisa
Alternativas de IA generativas
Existem outros geradores de conteúdo de IA disponíveis. Também existem várias startups trabalhando em seus próprios projetos, incluindo ChatSonic, Jasper, Open Assistant e Wordtune. O mecanismo de busca da China, Baidu, também usa IA com um aplicativo chamado Ernie Bot.
O futuro da IA no marketing continua a mudar e se adaptar tão rapidamente quanto começou, encontrando usos adicionais além da geração de conteúdo, como serviço ao cliente, otimização de e-mail, recomendações de produtos e postagens em mídias sociais.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários