Capital da melancia! Veja onde fica a melancia mais doce do Brasil

Você já conhece a cidade?

Você sabe onde pode encontrar a melancia mais doce do Brasil? Uruana, uma pequena cidade localizada em Goiás, é amplamente reconhecida como a capital brasileira da melancia. A doçura e qualidade dessa fruta não são apenas uma questão de orgulho local, mas um fato conhecido em todo o país. A cidade, que celebrou seu 71º aniversário, tem uma estreita relação com o Rio Urú, cujas águas são essenciais para a irrigação dos campos onde as melancias são cultivadas.

A cidade com a melancia mais doce do Brasil

A Festa da Melancia de Uruana, realizada em setembro, é um evento cultural significativo, marcando o ápice da colheita e atraindo visitantes de todo o Brasil. Além disso, a festa inclui eventos como o concurso “Maior Chupador de Melancia”, refletindo a abundância local e a união da comunidade. Ademais, paralelamente, a cidade também celebra a Festa de São Sebastião, que combina aspectos religiosos e comunitários, destacando-se pela sua importância cultural e espiritual.

Leia mais: Quando o preço do azeite de oliva vai cair? Veja as previsões

Muito além de Uruana

Além de Uruana, o Brasil como um todo é um grande produtor de melancias. O país é o quarto maior produtor mundial, com uma produção anual substancial e diversificada.

Na verdade, em 2020, houve uma redução na área cultivada em algumas regiões, incluindo Goiás, São Paulo e Tocantins. No entanto, o Rio Grande do Norte e o Ceará mantiveram suas áreas de cultivo estáveis. Vale ressaltar que a oferta de melancia no Brasil tende a ser mais alta entre novembro e abril, diminuindo nos meses mais frios, de maio a agosto. Essa distribuição da oferta ao longo do ano contribuiu para um mercado estável, com preços médios nacionais da melancia graúda aumentando 13% em 2019 em comparação ao ano anterior​​​​.

Leia mais: Novo relatório sobre o clima preocupa cientistas sobre o futuro da humanidade

As suas variedades e importância econômica

Cidade com a melancia mais doce do Brasil.
Freepik.

O cultivo de melancias no Brasil também inclui variedades especiais, como as mini melancias, cuja demanda é maior entre agosto e março, período da entressafra na Espanha, principal fornecedor dessas melancias para a Europa. Além disso, as exportações de melancia do Brasil têm crescido, com um aumento significativo no volume e na receita gerada em 2020, comparado à safra de 2019. Porém, é importante saber que a pandemia trouxe poucos impactos negativos às exportações de frutas brasileiras, com a melancia se beneficiando das condições de mercado favoráveis.

Economicamente, a produção dessa fruta é importante para várias regiões do país. Em algumas áreas, como Lagoa da Confusão em Tocantins, a rentabilidade do cultivo foi muito positiva em 2020. O seu cultivo, incluindo variedades especiais como a de polpa amarela, oferece aos produtores uma oportunidade de se destacarem no mercado e obterem melhores margens de lucro.

Por fim, a história de Uruana e sua relação com a melancia é um exemplo interessante da rica tradição agrícola do Brasil. Assim, o país não só celebra suas frutas locais com festivais culturais, mas também tem um papel importante no mercado global de frutas. Dessa forma, a melancia é um dos principais produtos. A produção diversificada e o aumento das exportações refletem a importância crescente do Brasil no agronegócio global, especialmente no setor de fruticultura

você pode gostar também