Para além do armazenamento e conservação de livros, as bibliotecas servem como locais de disseminação de informações, locais de exercício cultural, exposições e muitas outras possibilidades. Dentro da possibilidade que o “armazenamento de informações e conhecimento” proporciona, esses são muito mais que livros. Pensando nisso, confira objetos peculiares e coisas estranhas que podem ser guardadas em bibliotecas.
Objetos peculiares que podem ser guardados em bibliotecas
Livros feitos de queijo
No total, existem seis no mundo, seis livros feitos a partir de queijo. Sim, você está lendo certo. Isso faz parte de um projeto artístico, realizado por Ben Denzer, no qual consiste em um livro onde apenas a capa não é feita de queijo.
Seu nome é “20 Slices” (20 fatias, em português). Apesar das inovações, muitos estudiosos e apreciadores de arte dizem que o livro é uma boa maneira para iniciar discussões em aulas, por ser muito provocativo.
LEIA MAIS: Você mais inteligente em 2023: TOP 5 sites para comprar livros na internet!
Cauda de elefante
Em Massachusetts, na Universidade Tufts, em Medford, é possível encontrar a pele de um elefante, doada por um circo. Após a morte, ele foi taxidermizado e exposto, dando origem a uma curiosa tradição. Atualmente, a cauda do elefante é um dos itens mais solicitados pelos alunos ao setor de arquivo e coleções digitais da Tufts.
Cabelo de figuras históricas
Como forma de armazenar a história, algumas instituições possuem mechas de cabelo de pessoas importantes preservadas por muitos anos como parte do acervo. A Biblioteca Britânica, em Londres, possui um manuscrito que contém uma mecha do cabelo de Mary Shelley, autora de Frankenstein, e outra do seu marido, o poeta Percy Shelley.
LEIA MAIS: 5 livros indicados por milionários para você ter sucesso e dinheiro em 2023!
Máscara mortuária
Essa é uma máscara, produzida a partir de cera ou gesso, moldada no rosto de pessoas falecidas. Essa era uma forma que amigos ou familiares pudessem preservar a imagem e a lembrança dos seus entes que se foram.
Em Melbourne, na Austrália, a State Library Victoria possui uma pequena coleção dessas máscaras. Já o Museu Britânico, possui nada mais nada menos do que a máscara mortuária de Napoleão Bonaparte.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários