Uma chance de economizar surgiu para aposentados e pensionistas de Santos, em São Paulo! A prefeitura anunciou uma iniciativa que permite aos aposentados e pensionistas solicitarem um desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e na taxa de remoção de lixo domiciliar. E o melhor? A ação já está disponível e vai até o final de julho.
Como solicitar
Você pode estar se perguntando quem tem direito a esse desconto, não é mesmo? Bem, se você é aposentado ou pensionista e ainda não aproveitou esse benefício, esta é sua chance! Mas atenção, se você já recebe esse desconto, não precisa se preocupar em se registrar novamente.
Para garantir o desconto, é necessário atender a certos critérios, incluindo ter uma renda familiar de até seis salários mínimos (o equivalente a R$ 8.472 atualmente) e possuir apenas um imóvel que seja sua residência. Além disso, é essencial estar em dia com o pagamento dos impostos municipais.
Mas como fazer para solicitar esse desconto especial? É simples! Basta comparecer pessoalmente ao Poupatempo localizado na Rua João Pessoa, 246, Centro, após agendar uma visita através do site do Poupatempo.
Leia mais: Como não cair na malha fina do IR 2024? Veja as dicas!
Documentos necessários
Além disso, para solicitar o benefício de isenção do IPTU, você precisará apresentar os seguintes documentos:
- CPF, RG ou CNH;
- Conta de luz atual, com emissão há menos de dois meses;
- Título de propriedade do imóvel;
- Certidão de casamento ou formal de partilha, se for o caso;
- Último comprovante de renda mensal pessoal e do cônjuge ou companheiro, se aplicável;
- Declaração de benefícios emitida pelo INSS;
- Última declaração do Imposto de Renda, seguido do protocolo de entrega;
- Carnê do IPTU do último exercício.
Porém, durante a análise do processo, a prefeitura pode solicitar documentos adicionais, se necessário. Logo, certifique-se de ter todos os documentos exigidos para facilitar o processo de obtenção da isenção.
Este desconto no IPTU pode representar uma economia significativa para aposentados e pensionistas. Portanto, se você se enquadra nos critérios de elegibilidade, não deixe essa oportunidade passar!
0 comentários