Em primeiro lugar é importante ter uma reserva de emergência em diversas situações. Caso você não possua um plano de saúde, seguro para carro ou um emprego estável, adquirir esse fundo é ainda mais importante. Para isso, você pode utilizar técnicas para economizar dinheiro e para investir, ou abrir mão de alguma propriedade para iniciar o seu montante. Confira o que diz o criador da Fórmula Greene sobre a relação entre reserva de emergência e sua idade:
Variantes a se considerar
Embora algumas pessoas possuam propriedades, heranças ou salários muito distintos, nem todo mundo poderá ter o mesmo valor da reserva de emergência. No entanto, é importante destacar que esses parâmetros são recomendados, e podem fornecer uma motivação extra e um direcionamento útil na hora de montar a sua própria reserva de emergência.
LEIA MAIS: Como levar tudo o que você precisa em uma mala de mão e POUPAR dinheiro?
Fórmula Greene
O economista Kimmie Greene criou a fórmula para estabelecer, com base numa faixa de idade, qual deve ser o valor da reserva financeira. Para isso, estabeleceu uma função de duas variáveis: intervalo de idade e salário anual. Com isso, nasceu a Fórmula Greene. Para ele, quão maior for a idade da pessoa, maior será a porcentagem que ela deve ter poupada do seu salário — e maior será o montante acumulado. Para Greene, essa deve ser a relação entre o valor poupado e idade:
- Entre os 20 e 29 anos —Deve-se ter 25% do salário anual vigente.
- Entre os 30 e 35 anos — Deve-se ter 100% do salário anual vigente.
- Entre os 40 e 45 anos —Deve-se ter 300% (ou o triplo) do salário anual atual.
- Entre os 45 e 50 anos — Deve-se ter 400% do salário anual.
- Entre os 50 e 55 anos — 500% do salário anual vigente deve ser o valor guardado.
- Entre os 55 e 50 anos — 600% do salário anual atual deve ser o valor poupado.
A partir disso, a cada intervalo de 5 anos, deve-se acrescentar um ano de salário.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários