Brazil Greece

»

»

Este detalhe importante no preparo do feijão faz você jogar seus nutrientes fora

| Em 03/10/2023 às 12:00

O feijão, um protagonista no prato de inúmeros brasileiros, carrega consigo não apenas uma herança cultural, mas também um potencial nutricional incrível.

No entanto, para podermos extrair o melhor desse ingrediente, é fundamental entendermos como o preparo pode influenciar na quantidade e qualidade dos nutrientes que consumimos.

Você já se perguntou se está realmente aproveitando todos os benefícios que essa leguminosa tem a oferecer? Pois bem, a maneira como o feijão é preparado pode ser o divisor de águas entre uma refeição boa e uma refeição excepcionalmente nutritiva.

Vamos desvendar juntos esse mistério e descobrir como um simples passo no preparo pode potencializar nossa saúde e bem-estar.

A importância do remolho

Há quem diga que a culinária é uma arte, e de fato é. Quando cozinhamos, não estamos apenas combinando ingredientes, mas também preparando-os de maneira a otimizar seus benefícios.

Um desses processos essenciais é o remolho do feijão. Você sabia que esse processo simples pode intensificar a quantidade de nutrientes que absorvemos?

Dentro de cada grão, existem substâncias conhecidas como “antinutricional”. Ao deixarmos o feijão de molho, esses componentes são reduzidos, facilitando a absorção de proteínas, ferro e zinco presentes na leguminosa.

Leia mais: Surpreenda todos com essa receita de maçã com manteiga na Air Fryer

Detalhes do processo

Para realizar o remolho corretamente, basta deixar o feijão submerso em água por aproximadamente 12 horas. E aqui vai uma dica vital: ao cozinhar, troque a água. Isso garantirá que os antinutricional eliminados não retornem ao seu prato.

E o mais interessante é que esse procedimento não é exclusivo para o feijão. Outras leguminosas, como lentilhas e grão-de-bico, também se beneficiam desse cuidado, tornando sua refeição ainda mais rica e saudável.

Leia mais: 5 melhores vegetais para a saúde do seu intestino

Benefícios além da nutrição

Uma das consequências desagradáveis de consumir leguminosas está relacionada à produção de gases. Entretanto, o processo de remolho auxilia na redução desses efeitos. Portanto, além de potencializar a quantidade de nutrientes, o remolho do feijão contribui para uma digestão mais confortável.

Deixar o feijão de molho não é apenas uma tradição passada de geração em geração, mas uma prática respaldada pela ciência que visa a uma alimentação otimizada. Agora que você conhece esse segredo, não esqueça de incorporá-lo à sua rotina culinária.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest