No vasto interior da Austrália, há um segredo enterrado: a cidade de Coober Pedy. Imagine um local onde as elevadas temperaturas fazem os eletrônicos se refugiarem na geladeira e os pássaros caírem do céu! Parece inabitável, não é? Contudo, seus moradores encontraram uma solução criativa e eficaz: ir para baixo da terra.
A intrigante Coober Pedy
Ao viajar pelo centro da Austrália, é possível notar montículos de terra clara e tubos brancos que brotam do chão, dando pistas da cidade subterrânea.
Com cerca de 2,5 mil habitantes, Coober Pedy é conhecida pelas minas de opala e, surpreendentemente, 60% da população optou por viver em moradias esculpidas no arenito da região. Deste modo, combatem o calor que pode alcançar impressionantes 52°C.
Leia mais: Viagens que curam: 6 destinos do Brasil ideais para quem procura felicidade
Por que ir para baixo da terra?
A resposta é simples: é uma questão de sobrevivência e sustentabilidade. Enquanto a temperatura lá fora varia drasticamente, no subsolo, a temperatura mantém-se em torno de agradáveis 23°C, oferecendo conforto durante o ano inteiro.
Além disso, morar debaixo da terra traz economia. Em uma região onde a energia pode ser cara e escassa, manter uma casa fresca naturalmente é uma grande vantagem.
Coober Pedy não está sozinha!
Há também a fascinante Capadócia, na Turquia, com seu cenário místico e geologia única. Lá, a história revela cidades subterrâneas esculpidas por homem e natureza em rochas vulcânicas.
Um exemplo é Derinkuyu, uma cidade subterrânea descoberta acidentalmente nos anos 60 e que, acredita-se, foi construída no século 8° a.C. Assim como em Coober Pedy, as cavernas ofereciam proteção contra as condições climáticas adversas e eventuais invasões.
Leia mais: Cidade brasileira pode se tornar 2ª mais quente do mundo em breve; veja qual é
Morar debaixo da terra é para todos?
Coober Pedy se beneficia das rochas moles da região, que são facilmente escaváveis. Em outros lugares, as condições geológicas podem não ser as ideais. No entanto, enquanto o mundo enfrenta desafios climáticos crescentes, essas moradias subterrâneas apresentam uma interessante reflexão sobre adaptação e resiliência.
Algumas residências subterrâneas na cidade também têm seus luxos, com piscinas e espaços amplos, enquanto outras são mais simples. O que todas têm em comum, entretanto, é a capacidade de oferecer um refúgio contra as temperaturas extremas e um estilo de vida diferente.
Seja em Coober Pedy ou em qualquer outro lugar subterrâneo, viver debaixo da terra é mais do que uma curiosidade. É uma testemunha da incrível capacidade humana de adaptação e inovação diante dos desafios!
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários