Brazil Greece

»

»

Falando GREGO?! Sim! 10 Sites e Apps para aprender grego sozinho e de graça!

| Em 01/10/2023 às 10:35

Quando uma pessoa fala algo sobre o qual você não entende, provavelmente você responde que “ela está falando grego”. A expressão remete a alguma coisa confusa e de difícil compreensão. Porém, na realidade, dá para aprender grego online e, melhor, de forma totalmente gratuita.

O grego é uma das línguas mais antigas do mundo. Falada por cerca de 13 milhões de pessoas, ocupa um lugar importante na história. Afinal, um grande número de obras da mitologia, filosofia, literatura, psicologia, matemática e outras ciências foram criadas no idioma.

Pois bem, aprender grego é um desafio devido às suas variantes (clássico, jônico, micênico, koiné e moderno) e gramática. Assim, vale muito a pena estudar o idioma de forma gratuita e, melhor, sem sair de casa.

Sites e aplicativos para aprender grego de graça

Duolingo

O Duolingo é uma plataforma que hospeda ensino de diferentes idiomas, incluindo o grego. Acessível tanto pelo site quanto aplicativo, propõe que, por alguns minutos por dia, a pessoa aprenda uma nova língua.

Para isso, dispõe de exercícios de gramática, vocabulário e pronúncia com o método da repetição espaçada.

FSI Language Courses

Usado por diplomatas, o FSI Language Courses é uma das alternativas de como aprender grego online e gratuitamente. Um link direciona o aluno para o curso de Grego Básico (Greek Basic Course), disponível para download. Ademais, há mais de 70 áudios disponíveis para iniciantes, ainda que sejam em inglês.

LEIA MAIS: Você Fluente RÁPIDO! 5 Dicas Para Aprender Espanhol Sozinho(A) E Fácil!

Aprender Grego

A proposta do site Aprender Grego é bem interessante. A plataforma disponibiliza um resumão da gramática, dividindo os temas em tópicos:

  • artigos
  • substantivos
  • adjetivo
  • advérbio
  • verbos
  • pronomes
  • numerais

Além do básico, o site ainda hospeda vocabulário sobre futebol e viagens.

Hellenic American Union

Disponível em grego e inglês, o Hellenic American Union é mais uma forma de aprender grego online. A plataforma reúne materiais diversos, como videoaulas, notícias, podcasts e aplicativos.

Loecsen

Bem intuitivo, o Loecsen proporciona o aprendizado de expressões básicas em grego com a ajuda de ilustrações e tradução para o português.

Por exemplo, ao clicar em uma das expressões, então escrita em português, o aluno ouve sua pronúncia em grego, além de visualizar a tradução para o idioma. Ainda, um desenho ilustra o sentido da frase.

Just a Polyglot

O canal do YouTube tem videoaulas com idiomas diversos, inclusive o grego. O autor também dá dicas de livros e outras ferramentas para aprendizado.

Vasso Mekra

Em um canal também disponível pelo YouTube, a grega traz dicas destinadas a brasileiros que querem aprender o idioma. Os vídeos mostram, entre outros temas, destinos de viagem, verbos, números e poemas.

LEIA MAIS: 6 Hábitos Simples Que Irão Turbinar Sua Produtividade – Veja E Comece Hoje!

Biblioteca Britânica

Com uma proposta diferente das demais, a Biblioteca Britânica é uma forma interessante de saber um pouco mais sobre o Grego Clássico. Isso porque o site digitalizou manuscritos de volumes produzidos ainda na Antiguidade. A coleção, aliás, é uma das maiores e mais importantes fora da Grécia para o estudo da cultura helênica.

Schola Clássica

Se o seu objetivo é, além de aprender grego online e de graça, saber mais sobre a cultura greco-latina, seu lugar é aqui. No Schola Clássica, canal disponível no YouTube, os vídeos trazem pronomes, verbos, ditongos, alfabeto, um pouco de história e geografia.

Grego para Viajantes

Por fim, o canal Grego para Viajantes é bem completo, reunindo vídeos de entrevistas, expressões, verbos e, claro, dicas de viagem.

E aí, já se animou a aprender grego online e gratuitamente? Quem sabe, na sua próxima viagem ao país, você não treina falando com um nativo? Ah, e se está pensando em se mudar para a Grécia, tem ilha pagando pessoas para morarem por lá!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários