Obra dos deuses! Grécia tem dias de “verão” durante inverno – grego explica!

Você sabia que na Grécia existem dias de inverno durante os quais há um clima lindo, aberto, com sol intenso, sem nuvens e ventos? Inclusive, às vezes, ocorrem até mesmo altas temperaturas. Esse fenômeno é famoso como os dias de Alcíoneo, ou os “Alkionides Days!

É um nome grego antigo, que Aristóteles mencionou pela primeira vez. Hoje em dia, geralmente aparecem na Grécia e na Itália, de 15 de dezembro a 15 de fevereiro de cada ano, e mais frequentemente entre 16 e 31 de janeiro.

A explicação meteorológica para os dias de Alcíones

O fenômeno meteorológico é explicado pelo equilíbrio de pressões barométricas entre o sul e o norte da Europa. Porém, também há, mitologicamente, histórias muito bonitas sobre esse fenômeno.

Do ponto de vista meteorológico nesses dias de inverno devido à latitude da Grécia, há uma equação de pressões que resulta em ventos e há um sol grave devido à condição anti-secular, mesmo que a temperatura seja baixa.

Isso, é claro, não significa que esses dias existam todos os anos. Inclusive, houve anos em que esses dias não ocorreram, como em 1947. Além disso, não é possível prever as suas datas e a sua duração.

Outros dizem que ele ocorre por 14 dias na Grécia, em algum período entre os dias 15 de dezembro e 15 de fevereiro, que é bem no pico do inverno.

Como esse dia especial recebeu o seu nome?

Os dias de Alcíones receberam o nome do pássaro marinho alkioni ou da Alkia cientificamente conhecida das Plêiades (em inglês), que coloca seus ovos na época. Segundo a tradição, “Alkioni” é um pássaro que simboliza a tranquilidade, proteção e tranquilidade do mar. É um pássaro migratório que vem no outono e sai no início de março.

Este lindo pássaro marítimo, com seus maravilhosos tons de azul, dá à luz seus ovos nas fendas das rochas do mar. De acordo com um mito medieval, a cor da barriga a princípio era cinza, mas durante uma catástrofe bíblica ocorreu, ele se jogou e ficou vermelho do sol, enquanto suas costas e asas adquiriram a cor do céu.

LEIA MAIS: Nomes Gregos: Os 8 Nomes Próprios Mais Bonitos Que Têm Origem GREGA!

O mito grego antigo sobre os dias de Alcíones

Segundo a mitologia grega, Alcíone era filha de Éolo, que era o deus dos ventos. Ela morava nas margens do mar com o marido, Cêix, e se sentia tão amada e feliz por serem comparados ao casal real dos deuses, Zeus e Hera.

De fato, o casamento deles era tão perfeito que os dois acreditavam que eram iguais aos deuses. Então, para punir sua arrogância, Zeus mergulhou o barco de Cêix e o deixou se afogar.

Alcíone lamentou tanto a perda do marido que Zeus a transformou em um lindo pássaro que parece olhar para os mares para encontrar seu marido perdido.

Mas ela foi condenada a dar à luz seus ovos no inverno em fendas de pedra no mar, que continuavam com ondas selvagens nessa época do ano. Mais uma vez, os deuses do Olimpo ficaram tristes e Zeus ordenou que os ventos parassem e tivessem sol por 15 dias no coração do inverno, para que Alcíone pudesse ter seus filhotes.

Mito com Hércules e Anfitrite

As Alcíones, na mitologia grega, eram 7 ninfas, filhas de Gigante Alcioneu. Seus nomes eram Alcipe, Anteu, Starster, Daro, Metoni, Pallini e Fthonia. Quando seu pai foi morto por Hércules, eles ficaram tão tristes que pularam no mar e o anfitrite, a deusa do mar, os transformaram em pássaro.

LEIA MAIS: Veja qual era o seu signo do zodíaco na Grécia antiga!

A alegoria dos mitos

A natureza nos mostra que tudo é uma alternância de situações: mau tempo (inverno) e bom tempo (verão), vida e morte. Tudo isso nos mostra que vivemos em um milagre que chamamos de “vida”.

Simbolicamente, eles têm uma mensagem muito otimista de que, mesmo em momentos difíceis, sempre há esperança! Fenômeno meteorológico ou produto da mitologia, no entanto, os dias de Alcíones nos oferecem até duas semanas inteiras de sol e verão no inverno.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece e, caso queira ficar por dentro das novidades, clique aqui e selecione a opção ✩ Seguir!

você pode gostar também