O que inspira suas escolhas de destinos turísticos? Será que você se baseia nas sugestões de influenciadores do Instagram, cenas de filmes e séries, ou até nos livros favoritos? Agora, uma nova fonte inusitada e fascinante pode ser incluída na lista: o Guinness World Records. Sim, muitos destinos turísticos extraordinários estão listados no famoso livro, e reunimos uma seleção de 10 destinos do Guinness Book que merecem sua visita!
Leia mais: Quantas pessoas no Brasil têm o mesmo nome que você? Confira!
1. Floresta Amazônica (América do Sul), a maior floresta tropical do mundo pelo Guinness Book
Iniciamos com uma verdadeira maravilha natural, a imponente Floresta Amazônica. Com cerca de 6,5 milhões de km², ela se estende por nove países: Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Mas não é apenas sua imensa área que a leva ao Guinness World Records. O Rio Amazonas, que corta a floresta, é o maior em volume de água, despejando cerca de 340 mil m³ por segundo no Atlântico.
Leia mais: Vai viajar? Saiba quanto dar de gorjeta para não cometer gafe!
2. Cavernas subaquáticas de Yucatán (México)
Na Península de Yucatán, o fascinante sistema de cavernas submersas de Sac Actun e Dos Ojos é o maior do mundo, com 371,95 km de extensão. Para explorar esse labirinto aquático, os visitantes devem acessar os cenotes, que, segundo lendas maias, seriam portais místicos para o submundo. A magnitude e o misticismo das cavernas atraem aventureiros e mergulhadores de todas as partes.
3. Burj Khalifa (Emirados Árabes): edifício mais alto do mundo pelo Guinness Book
Na cidade dos superlativos, claro que não faltaria um destino digno de Livro dos Recordes, né? O Burj Khalifa tem 828 metros de altura e humildes 163 andares. Com isso, ganhou o título de edifício mais alto do mundo.
Oficialmente inaugurado em janeiro de 2010, conta com 26 mil painéis de vidro cortados à mão revestindo o seu interior. Só para ilustrar, a limpeza de toda a sua estrutura leva três meses.
Além de residência, o prédio também abriga escritórios e um hotel. Mas, pode ser que o reinado dure pouco. A Torre de Jeddah, na Arábia Saudita, está em construção e deve alcançar mil metros de altura.
4. Cataratas do Niágara (Canadá)
As majestosas Cataratas do Niágara, situadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, recebem cerca de 22,5 milhões de visitantes por ano, segundo o Guinness World Records. Sua popularidade global e a beleza impressionante garantem o título de cachoeira mais visitada do mundo. O local é um ícone natural, já tendo servido de cenário para inúmeros filmes e desenhos animados.
Leia mais: Você não vai acreditar em quanto custa um champanhe da 1ª classe da Qatar Airways
5. Sagrada Família (Barcelona, Espanha)
A icônica Sagrada Família de Barcelona, projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, é a igreja em estilo Art Nouveau mais alta do mundo, conforme o Guinness. Suas torres imponentes contribuem para a grandiosidade do monumento, que ainda está em construção, com previsão de término em 2026. A torre principal, dedicada a Jesus, alcançará 172,5 metros, tornando a basílica a mais alta do mundo, superando a Igreja Luterana de Ulm, na Alemanha.
6 e 7. O Guinness Book nos dá dois pontos turísticos na Itália: Vaticano e o Coliseu
Dois destinos imperdíveis em Roma são destaques no Guinness World Records. O Coliseu, com seus 2 hectares, é o maior anfiteatro já construído e ainda em pé. Já o Vaticano, com apenas 0,44 km², é o menor país do mundo e abriga a residência papal, reconhecida como o maior palácio religioso, com mais de mil salas.
Leia mais: 5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média
8, 9 e 10. Três destinos do Livro dos Recordes ficam na França
Por fim, a lista reúne três atrações turísticas francesas que aparecem no Guinness Book. E, claro, merecidamente:
- Jardins do Palácio de Versalhes: O maior jardim do mundo, com uma área de 100 hectares, integrado ao magnífico complexo de 800 hectares que inclui o palácio de Luís XIV.
- Museu do Louvre: A galeria de arte mais visitada, com um recorde de 10,2 milhões de visitantes em 2018. Além da famosa Mona Lisa, o museu possui um acervo de mais de 35 mil obras.
- Torre Eiffel: Detém dois títulos – o ponto turístico pago mais visitado, com até 7 milhões de visitantes anuais, e a estrutura de ferro mais alta, com 330 metros de altura.
E então, já visitou algum destes pontos turísticos listados no Guinness Book? Sem dúvidas, são opções incríveis de conhecer, hein?
0 comentários