Brazil Greece

»

»

Vai viajar? Saiba quanto dar de gorjeta para não cometer gafe!

Não passe perrengue!
| Em 30/10/2024 às 10:11
Freepik.

Dar gorjeta em restaurantes é uma prática que varia muito entre países e pode causar dúvidas para quem está viajando. No Brasil, embora a taxa de serviço seja opcional, ela é comumente incluída na conta, representando uma média de 10% a 13%, e muitos optam por pagar como reconhecimento ao bom atendimento. A Lei nº 13.419/2017 estabelece que a gorjeta deve ser destinada aos funcionários, sendo distribuída conforme acordos coletivos, garantindo uma remuneração adicional.

Leia mais: O robô Sophia chegou à Grécia e o povo está dividido

Como determinar o valor da gorjeta no Brasil?

Especialistas, como João Victorino, recomendam ajustar o valor de acordo com a qualidade do serviço, numa escala que varia de 10% a 25% da conta:

  • 10% para um serviço regular, abaixo da média;
  • 15% para um atendimento padrão, que atendeu bem, mas sem destaques;
  • 20% para serviços excelentes, que encantam o cliente;
  • 25% para experiências excepcionais, em que o profissional superou as expectativas.

Essa prática é opcional, mas o reconhecimento através de gorjetas tem grande impacto na renda dos profissionais de serviços, sendo uma forma de valorizar o trabalho prestado.

Leia mais: Toyota lançará picape do Corolla híbrida flex inédita: veja a previsão

Gorjetas pelo Mundo: o que esperar em cada país?

Viajar para o exterior pode trazer confusão sobre quanto deixar de gorjeta, pois cada país tem normas e práticas próprias. Em alguns lugares, a gorjeta é culturalmente esperada; em outros, pode ser vista como desnecessária ou até ofensiva.

Estados Unidos

A gorjeta é uma parte crucial da remuneração, especialmente para trabalhadores de restaurantes, que geralmente recebem entre 15% e 20% do valor da conta como gratificação. Essa prática é bem aceita e quase obrigatória, visto que o salário base de muitos profissionais do setor é reduzido, considerando que eles receberão gorjetas para complementar a renda.

Japão

Dar gorjeta não faz parte da cultura e, muitas vezes, pode ser desrespeitoso. Os profissionais de serviço acreditam que um bom atendimento já é parte do próprio trabalho, e a gorjeta pode ser mal interpretada como uma tentativa de superioridade.

China

Similar ao Japão, a prática de gorjetas é pouco comum e pode causar constrangimento. Em alguns locais turísticos e grandes redes internacionais, no entanto, as gorjetas têm se tornado mais aceitas, mas, em geral, não são esperadas.

Austrália

Como o país oferece um salário mínimo elevado, especialmente no setor de serviços, a dependência de gorjetas é mínima. Embora os clientes possam deixar um valor extra para um atendimento excepcional, essa prática não é obrigatória e raramente é solicitada.

Europa

Em muitos países europeus, a taxa de serviço já está embutida na conta. Ainda assim, é comum arredondar o valor para cima ou deixar uma pequena quantia extra como demonstração de agradecimento. Em países como França e Itália, onde o “serviço incluso” é a norma, uma gorjeta extra é um gesto de apreço, mas não é obrigatória.

Leia mais: 12 negócios rentáveis no Brasil para começar com pouca grana

Como se preparar para deixar gorjetas em viagens internacionais?

Para evitar situações desconfortáveis ou mal-entendidos, é recomendado pesquisar as práticas de gorjeta no destino antes de viajar. Muitos guias de viagem e sites turísticos fornecem informações específicas sobre a cultura de gorjetas em cada país, ajudando a garantir que você demonstre respeito e evite confusões.

Além disso, ao frequentar estabelecimentos em que a gorjeta é opcional, é válido observar a qualidade do atendimento e considerar o impacto que essa prática tem na remuneração dos trabalhadores. Em países como o Brasil, onde a gorjeta representa um complemento de renda importante para muitos, optar por pagar a taxa de serviço ou deixar uma quantia extra é uma forma de valorização do trabalho.

Assim, dar gorjeta pode ser uma forma de gratidão pelo serviço recebido, mas a prática varia culturalmente e pode não ser esperada em todas as partes do mundo.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Como a data do seu nascimento pode revelar quantos anos irá viver?

Como a data do seu nascimento pode revelar quantos anos irá viver?

A numerologia, prática que associa o poder dos números ao destino das pessoas, é uma disciplina ancestral que atrai curiosos e estudiosos há séculos. Entre os muitos aspectos que ela explora, um dos mais intrigantes é a possibilidade de a data de nascimento fornecer...

Bancos emitem alerta para você que tem conta-corrente, ou poupança

Bancos emitem alerta para você que tem conta-corrente, ou poupança

Com o avanço da tecnologia, os bancos têm intensificado as medidas de segurança para proteger seus clientes, mas criminosos também se aproveitam das novidades tecnológicas para aplicar golpes em contas bancárias. Recentemente, instituições financeiras emitiram um...

Atlântida perdida de Platão existiu ou é um mito? Veja as descobertas

Atlântida perdida de Platão existiu ou é um mito? Veja as descobertas

O relato de Atlântida, a ilha misteriosa que desapareceu nas profundezas do oceano, intriga a humanidade há séculos. E, para quem não sabe, a primeira menção a essa civilização perdida veio de Platão, o filósofo grego do século IV a.C., que descreveu Atlântida em suas...

Múmia de 3.000 anos intriga especialistas: entenda o que aconteceu

Múmia de 3.000 anos intriga especialistas: entenda o que aconteceu

No Field Museum de Chicago, uma múmia de cerca de 3 mil anos tem intrigado especialistas há décadas. Conhecida como Lady Chenet-aa, uma aristocrata da 22ª Dinastia, sua preservação e os mistérios em torno de seu caixão de cartonnage vêm despertando o interesse de...

Alerta de ciclone bomba nos próximos dias: veja se sua área será afetada

Alerta de ciclone bomba nos próximos dias: veja se sua área será afetada

Nos últimos anos, fenômenos climáticos como o ciclone bomba têm chamado a atenção no Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste. E, agora, em novembro, um novo alerta para a formação de um ciclone bomba no Atlântico trouxe preocupações para os moradores de alguns...

Será que a Lei da Atração existe mesmo? A ciência responde!

Será que a Lei da Atração existe mesmo? A ciência responde!

Você com certeza já ouviu falar da Lei da Atração. Ela é um conceito que tem atraído atenção significativa nos últimos anos. Popularizada por livros e filmes, como “O Segredo”, a ideia central é que pensamentos positivos atraem resultados positivos, enquanto...

Qual é a única cidade brasileira com a letra K? Surpreenda-se!

Qual é a única cidade brasileira com a letra K? Surpreenda-se!

O Brasil é cheio de cidades, cada uma com os mais diversos nomes que às vezes podem até nos impressionar. E, dentre elas, há uma cidade brasileira que começa com a letra K. Não é tão comum como parece e você pode estar achando estranho. Mas, qual seria ela? Leia mais:...

Conheça a cidade da Europa que mudou de país mais de 10 vezes

Conheça a cidade da Europa que mudou de país mais de 10 vezes

A geografia pode fazer uma confusão na nossa cabeça. E, quando se trata de mudança de país, ou de região, tudo pode ficar ainda mais complexo. Inclusive, nem todas as cidades sempre pertenceram a um mesmo país. Assim como nem todas elas mantiveram os seus nomes ao...

0 comentários

Pin It on Pinterest