Lavar roupas é uma tarefa rotineira que parece simples, mas será que você está ciente dos hábitos prejudiciais na lavanderia que podem estar comprometendo não só a durabilidade das suas peças, mas também a eficiência da sua máquina de lavar?
Com alguns ajustes simples em seus hábitos de lavagem, você pode evitar esses problemas e garantir que suas roupas fiquem limpas e em bom estado por muito mais tempo. Portanto, prepare-se para transformar seus hábitos e fazer da lavanderia um espaço mais produtivo e menos prejudicial.
Hábitos prejudiciais na lavanderia
1. Excesso de detergente e temperatura
Primeiramente, pode parecer contraintuitivo, mas usar mais detergente do que o necessário pode acabar sendo um problema. Porém, esse excesso além de deixar resíduos nas roupas, também pode sobrecarregar e danificar sua máquina de lavar. Sem contar que pode também causar manchas nas suas peças.
Portanto, o ideal é usar três quartos da quantidade recomendada de detergente e ajustar de acordo com a qualidade da água e o nível de sujeira.
Além disso, cada tipo de tecido exige um cuidado especial quando se trata da temperatura da água. Enquanto toalhas e lençóis podem ser lavados com água mais quente, tecidos delicados como algodão e lã requerem temperaturas mais baixas para preservar suas cores e estrutura. Dessa forma, escolher a configuração correta garante uma limpeza eficaz. Além de evitar danos aos tecidos a longo prazo.
Leia mais: Lugares da casa em que é proibido usar vinagre e você não sabia
2. Objetos esquecidos nos bolsos é outro dos hábitos prejudiciais de lavanderia
Não tem jeito, vira e mexe a gente esquece algo nos bolsos das roupas. Por isso, antes de colocar as roupas na máquina, sempre verifique os bolsos. Moedas, chaves e outros objetos pequenos podem danificar a roupa e também quebrar o vidro ou danificar o tambor da sua lavadora. Então, um simples passo de verificação pode salvar você de reparos caros e manter a integridade do seu equipamento.
Leia mais: Você limpa sua máquina de lavar? Pois deveria, veja o jeito certo!
3. Evite sobrecarregar a máquina de lavar
Por fim, a falta de tempo pode até falar mais alto às vezes. Por isso, lavar muitas peças de uma vez pode parecer uma economia de tempo, mas, na verdade, isso pode impedir que a água e o detergente circulem adequadamente.
Sobrecarregar a máquina reduz a eficiência da limpeza e acelera o desgaste do aparelho. Respeitar a capacidade máxima recomendada garante não apenas roupas mais limpas, mas também prolonga a vida útil da sua máquina.
Adotando essas práticas, você protegerá suas roupas e sua máquina de lavar. Sem contar que irá economizar de forma significativa água e energia.
Então, que tal implementar essas mudanças acima e evitar os hábitos prejudiciais na lavanderia que mencionamos? Assim, estará cuidando melhor das suas roupas e também prolongando a vida útil da sua máquina de lavar.
0 comentários