As habilidades e teoria de harmonização nasceram com o vinho, porém isso não foi uma limitação. Com o avanço das cervejas, a criação de cervejas artesanais, surgiu também a arte de combinar comidas e cervejas. Para aprender mais sobre a arte de harmonização de cervejas, confira o artigo na íntegra!
LEIA MAIS: Vai uma gelada aí? Veja as 4 cervejas puro malte mais famosas e desejadas!
Harmonização de cerveja, isso existe?
Diferentemente do vinho, produzido a partir de uma única matéria-prima, a cerveja possui a sua elaboração de, pelo menos, quatro ingredientes: o malte, lúpulo, água e levedura. Isso, possibilita uma infinidade de combinações com os alimentos.
Por isso, é importante escolher o rótulo certo para o prato, o que também não faz da tarefa algo fácil, uma vez que são mais de 150 estilos de cerveja no mundo e infinitas possibilidades culinárias. Assim, confira algumas dicas para conseguir harmonizar melhor.
Ajuste as intensidades
Para que a harmonização funcione, é necessário combinar os pratos com cervejas mais suaves, assim como os alimentos mais intensos pedem cervejas mais potentes. Dessa forma, isso impede que os sabores da cerveja sobreponham o prato, ou vice-versa.
Cervejas boas para serem harmonizadas
-
Cerveja a base de trigo
Cervejas produzidas a base de trigo, ou malte de trigo, são ótimas para harmonizarem, principalmente por possuírem diferentes graus de intensidade. Uma Weizenbier, cerveja alemã, possui uma maior intensidade e assim um maior dulçor e corpo. Por isso, combina muito com saladas intensas, peixes, frutos-do-mar e aves.
-
Cervejas Belga
As cervejas de tradição belga possuem uma composição complexa, e por isso são dotadas de sabores e aromas. A Belgian Dubbel, por exemplo, é uma cerveja de coloração marrom escura, mais alcoólica, com toques de frutas passas e leve condimentação. Seu sabor combina muito bem com carnes vermelhas em geral.
Para quem deseja harmonizar com peixes, frutos-do-mar, aves e carne suína, a Belgian Tripel é uma excelente opção. Sua intensidade mediana, possui maltes com notas de mel, cascas de pão e aromas frutados.
LEIA MAIS: As cervejas alternativas mais desejadas que você tem que provar em 2023!
Gostou desse conteúdo? Acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!
0 comentários