Hermes pode não impressionar tanto quanto a mitologia grega o apresenta, mas sem dúvida era um dos deuses mais importantes da Grécia Antiga. Isso é evidente nas obras dos sábios gregos, nas quais Hermes quase sempre tem um papel.
Mas quem era Hermes?
Hermes era filho de Zeus e Maia, filha de Atlas, e nasceu em Kyllini, na Arcádia.
Ele pode não ter sido um dos deuses mais poderosos do Olimpo, mas não há dúvida de que era o mais astuto. Afinal, de acordo com a mitologia grega, desde o primeiro dia em que nasceu, ele se tornou um ladrão, ousando roubar as vacas do deus Apolo.
Depois que Apolo conseguiu capturá-lo, entregou-o a Zeus, que era pai de ambos. Então Zeus obrigou Hermes a devolver as vacas e a pedir desculpas a Apolo. Hermes construiu a lendária lira de Apolo a partir da casca de uma tartaruga para obter o perdão de seu meio-irmão.
Leia mais: 4 livros incríveis sobre mitologia grega, selecionados por um grego
A aparência do Hermes na mitologia grega
Hermes é frequentemente retratado como um jovem ágil e astuto, com asas nos pés e um chapéu alado, o que o torna o deus da velocidade e dos viajantes.
Além de ser o mensageiro dos deuses, ele também é conhecido por suas diversas habilidades. No entanto, servia principalmente seu pai, Zeus, pois era o mensageiro pessoal dele e fazia tudo o que o pai dos deuses ordenava.
As habilidades do deus mais astuto
Os antigos gregos também o honravam como protetor das estradas e guia em suas viagens. Por essa razão, erguiam colunas de madeira ou pedra nas encruzilhadas das grandes estradas, no topo das quais colocavam cabeças de Hermes. Chamavam essas colunas de Herma.
Hermes também era o deus do comércio, razão pela qual sua efígie estava presente nos mercados das principais cidades da Grécia. Hermes também é famoso por suas invenções e pelo dom da eloquência, com o qual conseguia persuadir quem quisesse. Por fim, ele é o mais observador de todos os deuses, já que foi o primeiro a notar a posição das estrelas.
Sua astúcia e inteligência o tornam um excelente negociador e um líder nato. Hermes também é considerado o protetor dos atletas, sendo reverenciado antes das competições esportivas. No entanto, ao mesmo tempo, de acordo com a Odisseia, ela era o deus dos jogos de azar.
Leia mais: Como era a academia na Grécia antiga? Grego diz e surpreende
O único deus grego que tinha acesso em três reinos
Uma das habilidades mais famosas de Hermes é a capacidade de se mover rapidamente entre o mundo dos deuses, dos mortais e do submundo. Ele é o único deus que pode atravessar livremente esses três reinos, o que o torna um intermediário entre os diferentes planos de existência.
Além disso, Hermes é conhecido por ser um deus das artes e da música. Frequentemente retratam Hermes com uma lira, um instrumento musical de cordas, e o consideram o patrono dos músicos e poetas.
Por fim, Hermes era conhecido como psicopompo, pois era ele quem guiava as almas dos mortos para o Hades.
0 comentários