Você sabia que em Grécia os arqueologistas descobriram o instrumento musical mais antigo com teclas do mundo?
Durante as escavações do sítio arqueológico de Dion, em 1992, os pesquisadores encontraram os restos de uma hydraulis. Trata-se dos vestígios mais antigos de um dos mais interessantes instrumentos musicais gregos antigos.
É o primeiro instrumento que funcionava com teclas e a sua evolução é o instrumento de igreja. O inventor da hydraulis, de acordo com relatos, foi o famoso engenheiro Ctesíbio, que viveu em Alexandria no século III a.C.
O instrumento musical mais antigo com teclas do mundo: da Grécia para o Império Romano e em seguida para o Império Bizantino
Os romanos conheceram a hydraulis, assim como muitas outras inovações, dos gregos. Nos anos do Império Romano, era o instrumento musical mais caro e imponente.
O Império Bizantino herdou a hydraulis de Roma. Em 757 d.C., o imperador Constantino V enviou um instrumento como presente ao rei dos Francos, Pepino, o Breve. Poucos anos depois, os bizantinos enviaram outra hydraulis ao filho e sucessor de Pepino, Carlos Magno.
Assim, o instrumento tornou-se conhecido novamente na Europa Ocidental e foi adotado pela Igreja Católica, evoluindo finalmente para o órgão de igreja.
Nos séculos seguintes, a hydraulis o povo do Império Bizantino esqueceu esse instrumento.
Leia mais: A maior batalha de todos os tempos que deu origem ao universo
Uma descoberta inesperada
Assim, em 19 de agosto de 1992, a equipe arqueológica que realizava escavações em Dion, sob a direção do professor Dimitris Pantermalis, encontrou os restos de uma hydraulis dentro de um prédio em frente à “Vila de Dion”, um dos achados mais importantes do sítio arqueológico.
A descoberta consistia em vários tubos de bronze de diferentes diâmetros, um grande prato retangular de bronze e outros componentes metálicos que pertenciam à hydraulis.
Os pesquisadores preservaram os fragmentos e realizaram uma restauração do antigo instrumento musical com base neles. Hoje, é uma das exposições mais interessantes do Museu Arqueológico de Dion.
Além disso, o Centro Cultural Europeu de Delphi construiu uma réplica fiel de uma hydraulis com base na descoberta de Dion e com a ajuda do professor Pantermalis.
Leia mais: A comida da longevidade grega, mas que você jamais comeria
Como funcionava o instrumento
Os arqueologistas consideram a hydraulis de Dion o instrumento musical mais antigo com teclas do mundo. Funcionava com ar produzido por um fole. O teclado abria as válvulas do instrumento para que o ar pudesse chegar a um dos tubos da hydraulis.
Os tubos eram de dois tipos diferentes e dispostos em duas fileiras. 24 tubos tinham um diâmetro de 18 milímetros e outros 16 eram mais estreitos, com 10 milímetros. O som era produzido quando o ar entrava em um tubo.
Leia mais: Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta
Do passado ao futuro
Por fim, a redescoberta e restauração da hydraulis de Dion não apenas nos conecta ao passado distante da música e da engenharia gregas, mas também ressoa como um lembrete do poder duradouro da inovação humana. A capacidade de criar algo tão complexo e harmonioso há milhares de anos continua a nos inspirar e nos encantar até os dias de hoje.
0 comentários