Descubra o instrumento musical mais antigo com teclas do mundo

Um grego te mostra!

Você sabia que em Grécia os arqueologistas descobriram o instrumento musical mais antigo com teclas do mundo?

Durante as escavações do sítio arqueológico de Dion, em 1992, os pesquisadores encontraram os restos de uma hydraulis. Trata-se dos vestígios mais antigos de um dos mais interessantes instrumentos musicais gregos antigos.

É o primeiro instrumento que funcionava com teclas e a sua evolução é o instrumento de igreja. O inventor da hydraulis, de acordo com relatos, foi o famoso engenheiro Ctesíbio, que viveu em Alexandria no século III a.C.

O instrumento musical mais antigo com teclas do mundo: da Grécia para o Império Romano e em seguida para o Império Bizantino

Os romanos conheceram a hydraulis, assim como muitas outras inovações, dos gregos. Nos anos do Império Romano, era o instrumento musical mais caro e imponente.

O Império Bizantino herdou a hydraulis de Roma. Em 757 d.C., o imperador Constantino V enviou um instrumento como presente ao rei dos Francos, Pepino, o Breve. Poucos anos depois, os bizantinos enviaram outra hydraulis ao filho e sucessor de Pepino, Carlos Magno.

Assim, o instrumento tornou-se conhecido novamente na Europa Ocidental e foi adotado pela Igreja Católica, evoluindo finalmente para o órgão de igreja.

Nos séculos seguintes, a hydraulis o povo do Império Bizantino esqueceu esse instrumento.

Leia mais: A maior batalha de todos os tempos que deu origem ao universo

Uma descoberta inesperada

instrumento musical mais antigo com teclas do mundo
Instrumento musical mais antigo com teclas do mundo.

Assim, em 19 de agosto de 1992, a equipe arqueológica que realizava escavações em Dion, sob a direção do professor Dimitris Pantermalis, encontrou os restos de uma hydraulis dentro de um prédio em frente à “Vila de Dion”, um dos achados mais importantes do sítio arqueológico.

A descoberta consistia em vários tubos de bronze de diferentes diâmetros, um grande prato retangular de bronze e outros componentes metálicos que pertenciam à hydraulis.

Os pesquisadores preservaram os fragmentos e realizaram uma restauração do antigo instrumento musical com base neles. Hoje, é uma das exposições mais interessantes do Museu Arqueológico de Dion.

Além disso, o Centro Cultural Europeu de Delphi construiu uma réplica fiel de uma hydraulis com base na descoberta de Dion e com a ajuda do professor Pantermalis.

Leia mais: A comida da longevidade grega, mas que você jamais comeria

Como funcionava o instrumento

Os arqueologistas consideram a hydraulis de Dion o instrumento musical mais antigo com teclas do mundo. Funcionava com ar produzido por um fole. O teclado abria as válvulas do instrumento para que o ar pudesse chegar a um dos tubos da hydraulis.

Os tubos eram de dois tipos diferentes e dispostos em duas fileiras. 24 tubos tinham um diâmetro de 18 milímetros e outros 16 eram mais estreitos, com 10 milímetros. O som era produzido quando o ar entrava em um tubo.

Leia mais: Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

Do passado ao futuro

Por fim, a redescoberta e restauração da hydraulis de Dion não apenas nos conecta ao passado distante da música e da engenharia gregas, mas também ressoa como um lembrete do poder duradouro da inovação humana. A capacidade de criar algo tão complexo e harmonioso há milhares de anos continua a nos inspirar e nos encantar até os dias de hoje.

você pode gostar também