Aprenda a fazer Kombucha em casa e economize dinheiro!

Aprenda como fazer essa bebida fermentada na sua casa

O Kombucha é uma bebida fermentada feita com chás e com cultura de bactérias. Após a fermentação, o Kombucha se transforma em uma bebida rica em nutrientes naturais, que fazem muito bem à saúde intestinal e ao sistema imunológico.

Com a fama desta bebida recentemente, esse produto tornou-se um pouco caro para comprar regularmente. Mas você pode aprender a fazer de forma prática. Confira o artigo na íntegra e saiba como fazer Kombucha.

O que é Kombucha?

O Kombucha é uma bebida fermentada, realizada a partir de chás, como o chá-preto ou chá-verde. Essa bebida, é rica em leveduras e bactérias, que equilibram a flora intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.

O Kombucha também possui uma série de benefícios como: prevenir o câncer, por ser rico em antioxidantes, como as catequinas, que possuem uma grande capacidade de eliminar radicais livres que provocam alterações no corpo.

Além disso, os antioxidantes, como os polifenóis, evitam o estresse oxidativo das células cerebrais, evitando o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, o Parkinson ou a demência.

LEIA MAIS: Fruta vermelha e suculenta que ajuda a controlar açúcar no sangue em minutos

Como fazer Kombucha em casa?

Como mencionado, a base do kombucha são os chás, além disso, o açúcar também é muito importante. Produzir essa bebida em casa pode ser um pouco complicado, por isso selecionamos essa receita mais simples de ser seguida. Para um litro de kombucha será necessário:

  • 250 ml de água fervida;
  • 750 ml de água sem cloro;
  • 80 gramas de açúcar;
  • 1 saquinho de chá verde ou chá preto (o que você preferir);
  • 1 SCOBY (cultura simbiótica de bactérias e leveduras) pequeno;
  • 100 ml de Kombucha (líquido inicial).

Sim, infelizmente precisa-se de kombucha para fazer kombucha. Ela representa 10% da quantidade do novo chá.

LEIA MAIS: Chá De Amora Serve Para Quê? Veja 7 Benefícios Incríveis E Saiba Como Fazer!

Modo de preparo

Ferva um quarto da água total e com o fogo desligado, adicione o chá e o açúcar, mexendo rapidamente para dissolver. Após 10 minutos, retire o saco de chá (sem apertar) e adicione o restante da água sem cloro, gelada, para que o SCOBY não estrague no calor do chá.

Mude o líquido para um recipiente de vidro, adicione o SCOBY, com o líquido que vem com o mesmo.

Ao fim disso, é necessário haver ao menos 5 cm de distância para o topo do jarro, para permitir a fermentação e o crescimento do SCOBY.

Deixe o jarro coberto por um pano, ou papel toalha, e um elástico, para evitar a entrada de poeira e insetos, mas não feche o jarro. Espere fermentar por nove dias, em temperatura ambiente, e longe do calor.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também