Todos nós, seres humanos, passamos por momentos difíceis em algum momento de nossas vidas.
Existem diversas maneiras de lidar com essas situações, como, por exemplo, a leitura de livros. Estes têm a capacidade de nos transportar para outros lugares e ajustar a nossa mente.
A biblioterapia tem se tornado cada vez mais comum para auxiliar nesses momentos. Veja abaixo os livros mais indicados para situações desafiadoras.
Biblioterapia: uma prática cada dia mais comum
A biblioterapia vem sendo muito utilizada para ajudar em tratamentos de transtornos psicológicos. Ela, inclusive, trabalha questões relacionadas ao autoconhecimento.
Com o intuito de ajudar diversas pessoas através da literatura, o professor de Espanhol Ricardo Luiz, do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertãoPE), criou um projeto nomeado Momentos de Literapia.
Além do professor, o projeto conta com a presença de uma aluna colaboradora e uma psicóloga. Eles dizem que o maior intuito do projeto é oferecer o potencial humanizador e terapêutico dos textos literários.
LEIA MAIS: 5 livros que todo homem deve ler pelo menos uma vez na vida; já leu algum?
Afinal, como funciona o projeto?
Ricardo explica que por meio da leitura dos contos e textos literários é aberto um momento de discussão, super respeitoso, onde é exposto às impressões e emoções que foram despertadas em cada pessoa presente.
Para ele, a ideia é utilizar as palavras como um mecanismo de cura e meio de comunicação.
Ele valoriza a espontaneidade e assegura que nenhum dos participantes se sinta pressionado durante o momento de fala. Além disso, acrescenta que o projeto foi desenvolvido com muito carinho e está gerando resultados positivos.
Livros que conseguem curar
A ideia de que o hábito da leitura é capaz de gerar maturidade e sensatez para lidar com as situações desafiadoras da vida, se mantém até hoje. Por isso, aqui vai uma seleção de algumas obras titulados como livros que curam. Veja abaixo.
- A república dos sonhos — Nelida Piñon.
- A hora da estrela — Clarice Lispector;
- Quarto de despejo — Carolina Maria de Jesus;
- As palavras voam — Cecília Meireles;
- Uma oitava acima — Bruna Lauer;
- Trinta dias aos 60 — Lucia Seixas;
Gostou de conhecer os livros mais indicados para situações desafiadoras? Para saber mais sobre outras obras, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários