O morango é cultivado há milhares de anos por seus frutos saborosos. É uma planta conhecida desde os tempos antigos como chamaecerasus. Chamaecerasus (ou chamæcerasus) é um nome grego antigo usado para descrever plantas que se assemelham a cerejeiras, mas que crescem perto do solo.
Hoje, o termo pode se referir a espécies de plantas como os morangos silvestres (Fragaria vesca), que crescem em vegetação rasteira e produzem pequenos frutos.
Porém, ele não era cultivado na antiguidade da mesma forma que é hoje. Os antigos gregos e romanos conheciam variedades silvestres de morango, que eram menores e não eram cultivadas extensivamente. Na Roma Antiga, o morango era uma planta medicinal e era usado em vários tratamentos.
Leia mais: 7 formas de controlar a vontade de comer doces sem sofrer
O morango que consumimos hoje
O cultivo do morango, como o conhecemos hoje, começou no século XVIII na Europa, quando foi criado o híbrido Fragaria × ananassa, que é o resultado do cruzamento de duas variedades da América do Norte e do Sul.
O fruto é uma fonte rica de energia (46 kcal/100g) e é rico em vitamina C e antioxidantes, essenciais para a saúde do sistema imunológico e da pele.
No entanto, nas últimas décadas, tem havido muitos relatos de que os morangos são uma das frutas com mais produtos químicos. Após consultar uma produtora da Grécia que preferiu não revelar seu nome, você aprenderá abaixo os mitos e verdades sobre a fruta favorita de muita gente.
Leia mais: 5 coisas da sua casa que vieram da Grécia antiga e você não sabia
Tudo que deveria saber sobre o morango de acordo uma especialista
Devemos nos preocupar em ingerir produtos químicos?
Freepik.
Se o uso dos produtos permitidos for moderado e seguir as regras, teoricamente, não há problema. Além disso, devem ser realizados testes pelos órgãos competentes. No entanto, não se pode ter certeza absoluta por motivos de especulação.
O que devemos fazer? Como comprar?
É bom perguntar ao produtor ou ao vendedor para esclarecer nossas dúvidas e investigar a “história familiar” das frutas que consumimos. Mesmo que não obtenhamos todas as respostas, é importante construir uma relação de confiança e honestidade com eles, o que nos beneficiará em várias outras compras.
Não devemos comprar mecanicamente e sem interesse, mas com verdadeiro cuidado com nossos alimentos. Se não nos sentirmos confiantes, é melhor procurar outro lugar. Uma solução mais segura são os produtos orgânicos, que são mais caros devido ao custo de produção, mas geralmente de melhor qualidade e mais saborosos.
Lavar o morango ajuda?
As frutas que têm pequenas cerdas na superfície, como o morango, o kiwi, o damasco e o pêssego, absorvem mais pesticidas e os retêm por mais tempo. Uma boa lavagem dos morangos sempre ajuda. Além disso, como em todas as frutas que crescem na natureza, pode haver insetos nos frutos que não são visíveis à primeira vista.
Leia mais: Restaurante brasileiro eleito um dos mais belos do mundo: veja qual é e quanto custa comer lá!
Por que os morangos orgânicos são melhores?
Freepik.
Mesmo na agricultura orgânica, são usados produtos químicos, mas com níveis mais baixos de nitrogênio, fósforo e potássio (N-P-K). Além disso, os produtores usam principalmente fertilizantes orgânicos e de origem animal. Enxofre, extratos de óleos essenciais, cobre e Bacillus thuringiensis são alguns dos produtos fitossanitários que eles utilizam.
Os produtores orgânicos se concentram na prevenção. Com os processos agrícolas necessários, eles criam um microclima ideal no qual se forma um equilíbrio ao longo do tempo. Nesse microclima, cresce o fruto mais bonito. O morango torna-se brilhante, adquire um sabor doce e um delicioso aroma característico. Portanto, se o morango brilhar, isso não significa que não seja bom, como muitos acreditam.
Leia mais: Pegadas de dinossauros ‘brasileiros’ são encontradas em local inusitado
Como podemos identificar se os morangos são bons?
Os morangos bons e devidamente maduros devem ter um bom cheiro e um sabor forte. Devem exalar um agradável e natural aroma característico. A ausência de aroma não é um bom sinal.
É normal que todos os morangos sejam iguais?
Não é natural que todos os morangos sejam idênticos na aparência e que não apresentem nenhum sinal de deterioração. À medida que a planta envelhece naturalmente, produz morangos cada vez menores, então é normal encontrar morangos de diferentes tamanhos em um pacote. Na agricultura convencional, quando são usados fertilizantes químicos e hormônios, os morangos ficam grandes e uniformes.
Devemos comprar morangos verdes?
Se encontrarmos morangos que não estão completamente vermelhos, não devemos evitá-los. O morango amadurece depois de colhido, embora mais lentamente, desde que não seja colhido completamente verde (branco ou verde). No entanto, você deve deixá-los fora da geladeira para amadurecerem.
Os morangos menores são melhores?
É bom preferir os frutos médios ou pequenos, mas não devemos excluir os maiores. No entanto, se forem grandes, verifique o aroma.
Existe uma maneira de conservar por mais tempo?
Se encontrarmos morangos com o caule, devemos preferi-los, pois duram mais. Além disso, se quiser conservar os morangos por mais tempo, coloque-os em uma tigela com água e vinagre para limpar e depois de alguns minutos, enxágue e guarde-os na geladeira. Também é uma boa ideia cortar as folhas do caule depois de limpos.
Leia mais: Truque fácil para manter os morangos frescos e fazer durar mais uma semana
Como a crise climática afetou o cultivo do morango?
Por fim, as temperaturas elevadas, bem como as chuvas esporádicas, mas intensas, não ajudam no desenvolvimento. Com o calor e a umidade, o fruto se estressa e não cresce adequadamente.
Então, agora você sabe um pouco mais sobre essa fruta polêmica e pode escolher as melhores no mercado.
0 comentários