Brazil Greece

»

»

Veja onde fica o mosteiro branco que sai de dentro das rochas

Um show de arquitetura.
| Em 20/08/2024 às 15:48

Se você já procurou fotos da Grécia nas redes sociais, certamente já viu o famoso mosteiro construído no meio das rochas.

A Grécia é famosa por seus maravilhosos mosteiros cicládicos, que além de seu interesse religioso e histórico, atraem entusiastas da fotografia devido à sua rara beleza. Um deles, que se destaca, é Panagia Hozoviotissa, um mosteiro bizantino literalmente grudado nas rochas.

Leia mais: E se o avião cair no mar? Veja o plano que os pilotos têm

Onde está localizado o mosteiro construído nas rochas?

Panagia Hozoviotissa, localizada em Amorgos, destaca-se como a principal atração da ilha. Considerado uma “joia” do Mar Egeu, é um dos monumentos religiosos mais importantes da Grécia. Construído no século IX (812 – 813 d.C.) e renovado em 1088 d.C. pelo imperador bizantino Alexios I Komnenos, o mosteiro parece esculpido nas rochas íngremes, visível apenas do mar. Os habitantes de Amorgos o reverenciam como o protetor de sua ilha.

Como é o interior do mosteiro?

O mosteiro tem 40 metros de comprimento e 5 metros de largura, com oito níveis – andares. Na entrada, a escada se funde literalmente com a rocha e leva você ao quarto andar. As celas do Mosteiro de Hozoviotissa chegam a quinze (15) enquanto os espaços internos somam setenta e dois (72).

As celas dos monges, o refeitório, as cozinhas, os fornos, os armazéns, as cisternas e os poços estão “encravados” na rocha natural que se transforma em uma construção funcional de arquitetura popular.

Leia mais: Mosaico grego antigo é descoberto e surpreende arqueólogos

Os monges de Panagia Hozoviotissa

Atualmente, o Mosteiro de Panagia Hozoviotissa abriga três monges. Na pequena capela abobadada, encontram-se provas vivas da tradição oral local. Estes relatos falam sobre a origem do ícone em Hozova (ou Hozovo), na Palestina. Além disso, há dois ícones inscritos da Panagia Hozoviotissa, também conhecida como HOZEVITISSA. Outro elemento significativo é o “cincel” de ferro do mestre-construtor, que serve como um sinal tangível da narrativa sobre o local exato que Panagia indicou para a construção de sua igreja.

A história do mosteiro

Segundo a tradição, o Mosteiro recebeu seu nome após a renomeação de “Hozivissa” ou “Kozivissa”, do topônimo Hoziva ou Koziva nos Lugares Sagrados, hoje na área de Wadi Qilt, em Jericó.

Durante os anos da Iconoclastia, nos séculos VIII e IX, os monges transferiram o ícone de barco para protegê-lo, levando-o até a praia de Agia Anna. Em seguida, decidiram construir o Mosteiro, mesmo enfrentando as dificuldades e adversidades de um local inacessível, íngreme, rochoso e perigoso.

Escolheram o local devido à sua semelhança com Hoziva, na Palestina, e inicialmente começaram a construção mais abaixo, cerca de 260 metros de sua posição atual. No entanto, os trabalhos árduos realizados durante o dia eram desfeitos à noite.

Frustrado, o mestre-construtor pediu um sinal à Panagia sobre onde o Mosteiro deveria ser erguido. No dia seguinte, encontraram todas as ferramentas, junto com o cincel e o cesto de palha, cravados no local onde hoje se encontra o campanário. Até hoje, as ferramentas são guardadas dentro do local sagrado do Mosteiro.

Assim, em 1088 d.C., durante o reinado de Alexios I Komnenos, ordenaram a construção do Mosteiro Real Patriarcal de São João Teólogo na ilha de Patmos, ao mesmo tempo que renovaram e concluíram o Mosteiro em sua forma atual.

Eles consideraram os Mosteiros de Patmos e Amorgos como “irmãos”, consolidando sua existência. Então, incorporaram o Mosteiro Hozoviotissa à Igreja da Grécia e à Santa Metrópole de Thira, Amorgos e ilhas.

Leia mais: Veja a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Quando os gregos celebram a data desse mosteiro construído nas rochas?

Os gregos celebram Panagia Hozoviotissa de Amorgos em 21 de novembro, durante a festa da Apresentação da Theotokos. Todos os anos, muitas pessoas das ilhas vizinhas visitam o local, e ao longo do ano, a igreja recebe visitantes de todo o mundo, especialmente durante os meses de verão, no auge da temporada turística da ilha.

Como chegar a Panagia Hozoviotissa?

A distância entre Chora e o mosteiro é de 2 quilômetros. Você pode chegar ao Mosteiro a pé, descendo (cerca de vinte minutos) pela trilha que começa na borda de Chora à direita no “Kalogeriko”. Quando você encontrar a estrada, verá a sinalização que leva ao Mosteiro e chegará à entrada.

Alternativamente, você pode deixar seu carro ou moto no pátio e depois subir os 300 degraus pavimentados para chegar à entrada do Mosteiro. A vista fantástica do azul infinito sob o Mosteiro o recompensará!

Aqui, o monastério vai oferecer a tradicional sobremesa lokum, a tradicional bebida de Amorgos, raki e café grego, enquanto um pouco acima verá o ícone sagrado de Panagia.

Como visitante, você pode deixar sua assinatura no livro de visitas e adquirir lembranças na saída. Antes de se despedir do Mosteiro, vale a pena parar na varanda aberta ao público e contemplar o horizonte marítimo que se estende à sua frente, perdendo-se aos seus olhos até onde se encontra com o azul do céu!

Leia mais: Cidade encontrada pode ser Atlântida perdida da mitologia grega

Horário de funcionamento

O Mosteiro de Hozoviotissa está aberto das 8h00 às 13h00 e das 17h00 às 19h00. Assim, permanece fechado no horário da tarde (14h00 – 17h00).

Pontos turísticos da ilha de Amorgos perto do monastério

Se você estiver cansado e suado, pode fazer uma parada mais abaixo para relaxar. A praia mais famosa de Amorgos, Agia Anna, é o lugar ideal. Além de ter servido como cenário para o filme “A Imensidão Azul“, essa praia rochosa atrai muitos turistas. Alguns vêm para praticar snorkeling, enquanto outros simplesmente nadam em suas águas cristalinas.

Então, agora você sabe onde pode descobrir esse mosteiro construído nas rochas!

Leia mais: A famosa igreja de Mykonos que é uma das mais únicas do mundo

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest